04/02/2021

FIES: VEJA COMO ACESSAR O RESULTADO

Resultado do Fies já pode ser consultado. Veja como acessar

A espera pelo resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acabou, nesta quarta-feira (3/1). O participante já pode consultar o desfecho do processo na página do programa.

Mais uma notícia boa para os participantes foi dada pelo Ministério da Educação (MEC): o prazo para que os pré-selecionados efetuem a complementação da inscrição, que anteriormente seria de 3 a 5 de fevereiro, será ampliado. O novo período será oficializado por meio de edital.

Para este ano, a oferta para o Fies é de 93 mil vagas. Nesta edição do 1º semestre foram ofertadas 40 mil vagas para 24.844 cursos de graduação, em 1.461 instituições privadas de educação superior do país. De acordo com o MEC, o sistema de inscrição registrou o total de 128.829 inscritos nesta edição.
O que fazer após a inscrição?

Aqui é importante entender que após a etapa de complementação da inscrição, é necessário realizar a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies.

O MEC explica que a validação deve ser efetivada diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado. A documentação pode ser apresentada em formato digital, desde que a instituição ofereça essa forma de atendimento.

Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é necessário para formalizar a contratação do financiamento.

O participante, após após fazer a emissão do DRI, terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação e validar as informações dele junto à agência da Caixa Econômica, indicada por ele no ato da complementação da inscrição.
Lista de espera

Caso você não tenha sido pré-selecionados na chamada única do Fies, ainda poderá disputar as vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.

metropoles

Nenhum comentário: