quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

'VACINAÇÃO COMEÇARÁ PELAS CAPITAIS' - DIZ O GOVERNO FEDERAL

Governo diz que a vacinação começará pelas capitais

Nesta quarta-feira (13), o governo afirmou que a vacinação contra Covid-19 no Brasil terá início pelas capitais. De acordo com o Ministério da Saúde, esperar pela chegada do imunizante a todas as cidades do Brasil iria atrasar o cronograma.

A informação foi dada pelo secretário executivo do ministério, Élcio Franco.

– Vai começar pelas capitais, eu não posso esperar chegar em 5570 municípios, 38 mil salas de vacinação para então ‘startar’ a vacinação. Vai começar quando chegar nas capitais, se ao mesmo tempo já tiver conseguido chegar também nos municípios mais próximos ou até em todos municípios, se a gente conseguir cumprir o prazo podemos começar em todos municípios de um estado. Mas os senhores conhecem a realidade do Brasil com seus 8,5 milhões de Km² – disse.

Franco também informou que a Legislação permite que as vacinas sejam enviadas para os municípios apenas após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

– É uma questão até legal. A vacina que não tem autorização está sob termo de guarda. Então ela está com o Butantan, mas não pode ser usada. O termo de guarda há responsável técnico que etá com a guarda dessa vacina, ele não pode usar a vacina, não pode distribuir, não pode lotear. A mesma coisa para a vacina que vier importada da Índia que ficará com termo de guarda na Fiocruz – destacou.

pleno.news

Nenhum comentário: