09/01/2021

COVID: O PAPA FALA SOBRE 'NEGACIONISMO SUÍCIDA', PORÉM NÃO FALA SOBRE O 'ABORTO ARGENTINO'

Papa anuncia que se vacinará na próxima semana e denuncia 'negacionismo suicida'

O papa Francisco anunciou que será vacinado contra a covid-19 "na próxima semana" e denunciou, em uma entrevista televisionada parcialmente transmitida neste sábado, dia 9, o "negacionismo suicida" daqueles que se opõem a este remédio contra a pandemia. A declaração veio após o anúncio de que o médico pessoal de Francisco, Fabrizio Soccorsi, morreu aos 78 anos por complicações ligadas à Covid-19. O profissional trabalhava com o Pontífice desde 2015.

— Na próxima semana começaremos (a vacinação), já tenho minha data — disse o Papa à rede Canale 5. — Temos que fazê-lo — insistiu o pontífice argentino, para quem "há um negacionismo suicida que não consigo explicar".

Segundo o portal "Vatican News", o médico lutava contra um câncer, por isso, estava internado no hospital Policlínico Gemelli, de Roma. No entanto, o falecimento foi causado por complicações ligadas ao coronavírus Sars-CoV-2.

— Acredito que do ponto de vista ético todos devem ser vacinados, porque você não só põe em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a dos outros — ressaltou Francisco. — Quando eu era criança, lembro-me da epidemia de poliomielite, por causa da qual muitas crianças ficaram paralisadas e todo o mundo esperava ansiosamente pela vacina (...) Quando a vacina chegou, davam com açúcar. Aí a gente cresceu na sombra das vacinas, contra o sarampo, contra isso, contra aquilo ... vacinas que davam para crianças. Não sei por que alguns dizem 'não, a vacina é perigosa', mas se os médicos a apresentam como algo que pode ser bom, que não apresenta riscos particulares, por que não fazê-lo? — questionou o pontífice.

Soccorsi teve uma longa carreira médica e também como professor desde 1968, trabalhando tanto no atendimento do serviço público como em áreas de pesquisa e administração de diversas instituições da capital italiana.

Entre as universidades em que atuou, está a La Sapienza, uma das mais importantes do país. Conforme o portal católico, o médico tem uma longa carreira também na pesquisa, com mais de uma centena de estudos - próprios ou em colaboração - publicados. Antes de ser médico pessoal de Francisco, Soccorsi trabalhou como consultor da Direção de Saúde e Higiene do Governo de Estado da Cidade do Vaticano e como perito de consulta médica da Congregação da Causa dos Santos.
Papa Francisco critica pessoas que trabalham contra democracia ao comentar invasão ao Capitólio

Ainda à emissora Canale 5, Francisco disse que as pessoas que trabalham contra a democracia têm que ser condenadas, independentemente de quem sejam, e lições devem ser aprendidas com o ataque desta semana ao Capitólio dos EUA por apoiadores do presidente Donald Trump.

Manifestantes invadiram o prédio na quarta-feira depois que Trump os incentivou a ir ao Capitólio com afirmações infundadas de que venceu a reeleição em novembro. Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram na confusão que se seguiu.

— Fiquei atônito porque são pessoas muito disciplinadas na democracia — afirmou o pontífice em seus primeiros comentários públicos sobre os eventos. — Sempre há algo que não está funcionando... (com) as pessoas trilhando um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum. Sim, isso precisa ser condenado, esse movimento, não importa quem esteja envolvido nele.

Francisco afirmou que a violência pode explodir em qualquer lugar e que é importante entender o que deu errado e aprender com a história.

— Grupos que não estão bem inseridos na sociedade mais cedo ou mais tarde cometerão esse tipo de violência — disse ele.


Extra

Nenhum comentário: