07/12/2020

VENEZUELA: BRASIL E MAIS 16 PAÍSES REJEITAM RESULTADO DE ELEIÇÃO

Brasil e 16 países rejeitam resultado de eleição na Venezuela

Uma declaração conjunta divulgada nesta segunda-feira (07) pelo Ministério da Relações Exteriores do Brasil assinada também por outros 16 países rejeitou o resultado das eleições realizadas no domingo (06) na Venezuela. Horas depois, a União Europeia e os Estados Unidos também se pronunciaram contra o resultado.

“Reiteramos que as eleições de 6 de dezembro para renovação da Assembleia Nacional da Venezuela, organizadas pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro, carecem de legalidade e legitimidade pois foram realizadas sem as garantias mínimas de um processo democrático, de liberdade, segurança e transparência, e sem integridade dos votos, participação de todas as forças políticas ou observação internacional”, diz o texto.

O texto exorta ainda que os atores políticos venezuelanos coloquem “interesses do país acima de tudo e a se comprometerem urgentemente com um processo de transição, definido e impulsionado pelos venezuelanos”.

Assinaram o documento, além do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Santa Lúcia.

Nenhum comentário: