05/12/2020

RECEITA FEDERAL: 12 ARTISTAS DA GLOBO RECEBEM MULTA MILIONÁRIA

Fisco aplica multas milionárias contra 12 artistas da Globo

Após meses de investigação sobre as relações financeiras do Grupo Globo com os principais artistas da emissora, a Receita Federal decidiu aplicar multas milionárias contra 12 celebridades que atuam na TV e no cinema brasileiro. A informação foi revelada pela coluna Radar, da revista Veja.

Segundo a publicação, a punição foi adotada por conta da prática de “crimes contra a ordem tributária”, cometidos em “conluio” com a Globo a partir da chamada “pejotização”, ou a prática de reduzir a contratação de funcionários pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e aumentar a aquisição de colaboradores como Pessoa Jurídica (PJ).

A Receita afirmou que, ao recorrer ao modelo de “pejotização”, a emissora deixa de arcar com custos formais nas relações trabalhistas enquanto o artista paga menos imposto de renda. Vantajosa para as duas partes e, como disse a Receita, a prática agora configuraria crime na avaliação dos auditores que estão atrás da Globo.

Segundo a reportagem, no caso de uma atriz famosa, cujo nome não foi revelado, o fisco aplicou uma multa de 150% sobre os valores fiscalizados. Os totais cobrados pela Receita na fiscalização passam de 1,7 milhão de reais sobre um faturamento de pouco mais de 2 milhões de reais.

Para o tributarista Leonardo Antonelli, que defende os globais, a ação da Receita configura “confisco tributário”, já que os valores cobrados equivalem aos valores recebidos pelos artistas. Para o advogado, a atuação da Receita não se sustenta juridicamente por penalizar o contribuinte por uma prática aceita pelo órgão em governos anteriores ao de Bolsonaro.

– Em matéria tributária, o poder Judiciário tem reiteradamente preservado o contribuinte que sofre autuação decorrente de mudança de entendimento da Receita Federal. O setor do entretenimento, jornalismo, esporte e tantos outros, a décadas, vem se organizando através de empresas para gerir as carreiras, imagens e receitas no Brasil – completa o defensor.

pleno.news

Nenhum comentário: