28/12/2020

CAMPEONATO CARIOCA 2021 SERÁ EM TURNO ÚNICO (1ª DIVISÃO)

Campeonato Carioca 2021 tem nova fórmula e menos datas: turno único

O Campeonato Carioca 2021 terá um formato diferente do que vinha sendo adotado nas edições mais recentes. Em arbitral realizado na tarde desta segunda, os clubes participantes e a Ferj bateram o martelo sobre a fórmula de disputa: a primeira divisão será em turno único, com 12 participantes, no qual todos se enfrentarão, em 11 rodadas.

O título sairá de um mata-mata entre os quatro melhores classificados ao final desta fase inicial. Com isso, haverá semifinais, em dois jogos, e a decisão, também em duas partidas. A fase principal começa em 28 de fevereiro.

Os confrontos da primeira fase serão definidos por sorteio e divulgados pela Ferj. O novo formato reduzirá a quantidade de datas para 15, duas a menos do que o de 2020 e uma a menos do que o disponibilizado no calendário da CBF, que é 16.

A última vez que o campeonato foi disputado em turno único foi em 2015, tendo o Vasco como campeão. Nos últimos anos, foi organizado em dois turnos com as equipes divididas em dois grupos.

As tradicionais Taça Guanabara e Taça Rio perderam o destaque, mas não ficaram de fora. A primeira será concedida ao time que ficar em primeiro na classificação ao fim das 11 rodadas. Os times que ficarem entre 5º e 8º vão disputar um mata-mata cujo vencedor levará a Taça Rio.

Extra

Nenhum comentário: