29/11/2020

TÁ FICANDO FEIO: IMAGEM DO DIABO É USADA POR HACKERS PARA CELEBRAR ATAQUE AO TRF-1

Hackers usam ‘imagem’ do diabo para celebrar ataque ao TRF-1

O site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região permanece fora do ar desde que sofreu um ataque hacker nesta sexta-feira (27). O site da maior Corte federal do país já está há mais de 24 horas sem possibilidade de acesso. Também foram atingidos os portais da Justiça Federal do Distrito Federal e de 13 estados.

O ataque foi reivindicado por um hacker que se identificou como M1keSecurity, que enviou mensagem pelo Twitter ao jornal Estadão, ainda na quinta-feira (26), notificando da invasão ao TRF-1. O criminoso publicou a figura de um diabo para comemorar o sucesso da ação. Ele negou motivação política e disse ter agido por “diversão”.

Ele também afirmou ser ligado ao CyberTeam, grupo de hackers liderado por um jovem de 19 anos conhecido como Zambrius, que está em prisão domiciliar em Portugal. Este mesmo grupo também assumiu a investida contra os sites do TSE e do Ministério da Saúde.

O grupo afirma que o roubo de dados da Justiça serve para mostrar a “vulnerabilidade” dos sistemas do TRF-1.

Embora a invasão da maior Corte federal de segunda instância não tenha provocado bloqueio ou vazamento de informações sensíveis, ela ajuda a alimentar desconfianças sobre a segurança de dados do Judiciário. No dia 15, data do primeiro turno das eleições municipais, um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não chegou a prejudicar o resultado das urnas, mas retardou a contagem e a divulgação dos resultados da eleição.

A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF-1 informou que “permanece trabalhando e espera, já neste sábado (28), iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada”.

pleno.news

Nenhum comentário: