31/10/2020

NATAL: 60 FAMÍLIAS OCUPAM PRÉDIO HISTÓRICO DA UFRN

Famílias desabrigadas ocupam prédio histórico da UFRN em Natal

Famílias desabrigadas ligadas ao Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam o prédio da antiga Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na madrugada desta sexta-feira (30), no bairro da Ribeira, Zona Leste da capital potiguar.

De acordo com os militantes, são mais de 60 famílias na ocupação denominada Emmanuel Bezerra. O grupo exige moradia para diminuir o déficit de cerca de 60 mil famílias que não têm casa na cidade. De acordo com o MLB, o prédio está sem função social há anos, assim como vários outros no bairro histórico.

"O MLB quer que esses imóveis vários virem moradia, mas precisamos ter um programa de habitação para sanar esse déficit", disse na nota em que anunciou a ocupação.

Segundo a UFRN, o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está em processo de restauração.

"Dessa forma, ao tomar conhecimento da ocupação na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro, a UFRN está avaliando os encaminhamentos adequados, preocupada com o caráter histórico do prédio e os riscos que o imóvel oferece aos ocupantes", informou a instituição, em nota.

G1

Nenhum comentário: