28/09/2020

MARKETING POLÍTICO PARA VEREADOR

É hora de começar a campanha: marketing político para vereador

Você já deve ter ouvido a frase "quem não é visto não é lembrado". De fato é preciso criar uma estratégia de comunicação que conecte, engaje e apresente o político para sua audiência.

Nessa fase do trabalho é importante estar atento às regras do TRE quanto à propaganda eleitoral. Quando ela é realizada com foco em captar votos fora do período definido é considerada irregular e pode até lhe excluir da disputa pelo cargo de vereador.

Isso não quer dizer que não se pode trabalhar a sua imagem desde já. Use o seu networking, redes sociais, o boca a boca, para que assim possa difundir seus ideais, mostrar suas ações, fortalecer sua imagem, enfim, trabalhar seu marketing pessoal.

Agora vamos falar sobre algumas plataformas que são indispensáveis em sua estratégia política.

E-mail marketing - SMS

Não se engane, essas duas maneiras de manter contato com os eleitores devem ser levadas em consideração.

Os disparos de e-mail marketing e SMS podem ser automatizados através de uma plataforma virtual. Essa ferramenta permite que as mensagens sejam enviadas de forma segmentada, levando o conteúdo relevante para a base de contatos correta, sendo assim você pode divulgar uma ação específica para um público específico.

Redes sociais

A população brasileira é uma das maiores consumidoras das redes sociais do mundo. Então sendo realistas, nos dias de hoje é impossível pensar em marketing político sem falar em social media.

Estes canais oferecem vantagens por serem fáceis, rápidos de se criar e baratos (ou gratuitos).

As principais redes mais conhecidas do público são o Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Cada uma delas se diferenciam por sua especificidade e objetivos, mas existem algumas dicas que cabem a todas elas:

Conteúdo relevante

Se coloque no lugar de seu seguidor/a. Ofereça um conteúdo que o público realmente irá se interessar, dando a eles possibilidade de interagir. Do contrário você será ignorado. 

Conheça o seu público

É preciso conhecer seu público, e mais, é preciso ter informações destes seguidores. Acredite, é impossível falar para todo mundo, então observe e aprenda com as informações que tiver. As próprias redes sociais disponibilizam métricas que vão permitir conhecer melhor a audiência através de faixa etária, gênero, localização, horários de maiores acessos, etc.

O objetivo das redes sociais é gerar interação

Use as diversas ferramentas oferecidas a fim de engajar seu público. Por exemplo, no Instagram stories é possível fazer perguntas e pequenas pesquisas. Dessa forma, além de gerar interação você conhece melhor sua audiência e consequentemente o relacionamento do eleitor com sua imagem.

Responda os seguidores

Você está usando as mídias sociais para expor suas ideias e não gostaria de ser ignorado, certo? Seu seguidor também não.

Sempre responda a alguma ação em seu perfil, comentários, mensagens diretas, elogios e reclamações. Nunca se esqueça: comunicação é multilateral!

Invista em anúncios pagos

É extremamente necessário trabalhar para que sua interação seja orgânica, mas seu alcance de certa forma será limitado e a possibilidade de chegar a mais pessoas (possíveis eleitores) através de mídia paga não pode ser ignorada. Lembre-se de sempre focar em uma audiência relevante para seu perfil. Não pense em anúncios como um gasto, mas sim um investimento.

A realização de anúncios pagos em redes sociais e o impulsionamento de páginas e publicações, assim como o uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas, foi autorizada a partir de 2017!

Identidade visual

Uma boa imagem gera impacto no leitor. Fotos e vídeos, GIFs, memes e gráficos, por exemplo, geram mais interação do que textos. Abuse desses recursos, mas fique atento a coerência visual. É ideal buscar um profissional de comunicação para realizar esta tarefa.

Escolha as redes sociais que mais se adequam a sua imagem e onde seu público vai estar. essas plataformas estão sempre se modificando para melhorar a comunicação, é preciso acompanhar as tendências das redes sociais para se manter atualizado quanto às ferramentas.

Clique no link abaixo e veja tudo sobre marketing político para vereador:

Nenhum comentário: