24/09/2020

MAGALU: JUSTIÇA REJEITA DENÚNCIAS DE 'RACISMO CONTRA BRANCOS'

MPT rejeita 11 denúncias de “racismo contra brancos” em processo no Magalu

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 11 representações contra o        programa de trainees do Magazine Luíza, reservado para profissionais negros. Segundo as denúncias, a empresa estaria discriminando pessoas brancas ao limitar a participação no processo seletivo. O órgão, contudo, rejeitou todas as reclamações até agora.

Para a Procuradoria, a iniciativa da empresa é uma ação afirmativa histórica e não configura violação trabalhista. O MPT diz ainda que a reserva de vagas é um elemento de reparação histórica da exclusão da população negra no mercado de trabalho, e que tem respaldo na Constituição e no Estatuto da Igualdade Racial.

“O que os empregadores não podem fazer é criar seleções em que haja reserva de vagas ou preferência a candidatos que não integram grupos historicamente vulneráveis”, alerta a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, procuradora Adriane Reis de Araujo.
Entenda

A rede varejista anunciou, na última sexta-feira (18/9) a abertura de inscrições para seu programa de trainee 2021, informando que aceitará apenas candidatos negros. A iniciativa causou uma tempestade nas redes sociais, gerando discussões acaloradas sobre o mérito da medida e racismo.

O anúncio da Magalu foi exaltado nas redes sociais, mas uma parcela de internautas chegou a falar em “racismo reverso”, termo usado para descrever atos de discriminação e preconceito feitos por minorias raciais contra indivíduos pertencentes à maioria racial.

Nenhum comentário: