12/09/2020

IRÂ: SEM PERDÃO - LUTADOR MARCADO PARA MORRER

Irã ignora apelo global e anuncia execução de atleta da luta olímpica

O lutador Navid Afkari foi executado neste sábado no Irã. A informação é do relatório da mídia oficial do país e foi publicada por veículos da imprensa internacional. Ele foi morto por enforcamento na cidade de Shiraz, disse o documento. O caso rodou o mundo, e o país sofreu muita pressão internacional de entidades como a Anistia Internacional e o Comitê Olímpico Internacional, e até mesmo de autoridades como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Contudo, não foi possível evitar que a sentença fosse cumprida.

A TV estatal, em seu comunicado sobre a execução, citou o presidente do tribunal da província de Fars, Kazem Mousavi, que disse: “A sentença de retaliação contra Navid Afkari, o assassino de Hassan Turkman, foi executada esta manhã na prisão de Adelabad em Shiraz". O lutador tinha sido condenado a duas penas de morte. A organização "Rise for Justice" pediu que órgãos internacionais tomem alguma atitude contra a execução de Navid e defendeu a liberdade de expressão. O mesmo fez a IRAN HRM (Monitor dos Direitos Humanos do Irã) em sua conta no Twitter.

As autoridades se recusaram a fornecer informação sobre ele ou sobre seus irmãos, Vahid e Habib, que também estariam presos no mesmo local. Navid foi acusado de ter formado um grupo de ação contra o regime do Irã, matado um segurança e participado ativamente de manifestações nas cidades de Kazerun e Shiraz. Ele e seus irmãos tentaram recorrer às sentenças, mas tiveram os pedidos negados.

Navid Afkari tinha 27 anos e, além da carreira na luta olímpica, que lhe rendeu títulos no Irã, trabalhava como rebocador. 

ge

Nenhum comentário: