24/07/2020

COVID-19: A IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL

Isolamento social pode ter poupado 118 mil vidas em um mês

Isolamento social pode ter poupado 118 mil vidas em um mês
Estudo inédito realizado por professores de estatística da UFRRJ estima que o isolamento social pode ter poupado 118 mil vidas no Brasil em maio, informa o Globo.

Os responsáveis pelo estudo tomaram por base dados de como a pandemia se comportou no país no período, a taxa de isolamento e diferenças regionais. Segundo eles, a cada 1% de aumento no isolamento social havia uma redução na taxa de crescimento do vírus de até 37%.

“Fizemos uma equação estudando a transmissão do coronavírus. Com base nos dados de isolamento social que levam em conta o monitoramento por GPS de celulares, observamos como o vírus se espalhou nos estados brasileiros, com diversos graus de distanciamento. Assim, conseguimos ver como teria sido a pandemia sem isolamento social, obtendo um número projetado de casos e, aplicando a taxa de letalidade do modelo epidemiológico da Covid-19 Brasil, chegamos a algumas estimativas de mortes que foram evitadas”, explica o professor Caio Chain.

Ontem, Jair Bolsonaro admitiu pela primeira vez que o isolamento é a única forma de conter a disseminação do vírus. Desde o dia 7, ele está isolado no Palácio da Alvorada e cancelou todas as agendas públicas.

Nenhum comentário: