16/06/2020

JUIZ FEDERAL ACEITA DENÚNCIAS CONTRA EX-SENADOR JUCÁ E RAUPP

Jucá e Raupp viram réus na Lava Jato

Urgente: Jucá e Raupp viram réus na Lava JatoLuiz Antonio Bonat aceitou denúncia da Lava Jato e tornou réus os ex-senadores Romero Jucá e Valdir Raupp, do MDB, por corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Transpetro.

A denúncia acusa Jucá de receber R$ 1,3 milhão de propina da NM Engenharia pelo apoio à manutenção Sergio Machado na presidência da Transpetro. O dinheiro foi doado para campanhas eleitorais do ex-senador e políticos do MDB.

Rauup foi acusado por receber doações de R$ 1 milhão da Odebrecht Ambiental em 2012, também pelo apoio a Machado — ele garantia contratos às construtoras em troca de vantagem indevida para os políticos do partido, responsáveis por sua indicação ao cargo.

Na decisão, Bonat levou em conta comprovantes de depósitos bancários para diretórios do MDB, relatórios de visitas dos políticos à Transpetro, anotações de executivos da NM detalhando como seriam feitos os pagamentos, fotografias mostrando a proximidade de Jucá e Raupp com representantes da construtora.

“Os fatos foram descritos de modo circunstanciado e identificada a forma de participação de cada um dos denunciados […] Os elementos probatórios examinados conferem à denúncia do MPF e seu aditamento substrato probatório suficiente para o recebimento, estando presente a justa causa para a ação penal”, escreveu Bonat na decisão.

A denúncia contra Jucá e Raupp foi apresentada por Rodrigo Janot em 2017 ao STF. Como eles perderam o foro privilegiado, a acusação foi enviada à primeira instância da Justiça Federal. Renan Calheiros já responde como réu pelo mesmo caso no Supremo. As acusações contra José Sarney e Garibaldi Alves Filho foram arquivadas por prescrição.

O Antagonista

Nenhum comentário: