10/03/2020

NÃO TEVE FRAUDE EM ELEIÇÃO - REBATE TSE A DECLARAÇÃO DE BOLSONARO

TSE rebate Bolsonaro e nega fraude em eleição          

Sem apresentar provas, presidente Jair Bolsonaro disse que venceu a eleição de 2018 no primeiro turno Foto: Pablo Jacob / Agência O GloboPresidido pela ministra Rosa Weber, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rebateu no começo da tarde desta terça-feira as declarações do presidente Jair Bolsonaro de que houve fraude na eleição de 2018.

“Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições 2018, em particular o resultado da votação no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização”, diz.

Na segunda-feira, em encontro com empresários em Miami, nos Estados Unidos, Bolsonaro disse que venceu a eleição no primeiro turno.

As fraudes, segundo sua fala, levaram a disputa ao segundo turno.

O TSE acrescenta que “naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato”.

Bolsonaro disse que apresentará as provas da fraude “em breve”.

“Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências”, afirma.

Por fim, o TSE conclui: “Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim.”

Época

Nenhum comentário: