quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

VIRADOURO É CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA 2020

Viradouro é a grande campeã carioca do Carnaval 2020

Facebook/DivulgaçãoNesta quarta-feira (26/02/2020), foi eleita a escola de samba vencedora do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com o enredo De Alma Lavada, o desfile nota 10 levou a Unidos do Viradouro ao título de campeã do Carnaval 2020. A apuração dos votos foi realizada na Praça da Apoteose, direto da Sapucaí, como de costume, a vitória foi definida décimo a décimo.

A agremiação levou para a avenida a história do grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

Foram nove os quesitos avaliados pelos jurados: fantasias, samba-enredo, comissão de frente, enredo, alegorias e adereços, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, evolução e harmonia. A Grande Rio liderou as disputas do primeiro ao oitavo quesitos de notas, mas viu a Viradouro tomar a liderança em Evolução.

Este ano, a apuração contou com uma alteração no julgamento das notas. Ao todo, cinco jurados em cada um dos 10 quesitos avaliavam as escolas, mas a melhor e pior nota de cada agremiação são descartadas, servindo apenas como critério de desempate caso necessário. E foi justamente no desempate que Unidos de Viradouro se tornou campeã.

Além da vitoriosa Viradouro, completam o desfiles das campeãs, realizado no próximo sábado (29/02/2020), as seguintes escolas: Grande Rio (2º), Mocidade (3º), Beija-Flor (4º), Salgueiro (5º) e Mangueira (6º). Já a Estácio e a União da Ilha foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Nenhum comentário: