22/02/2020

EUA: AUMENTA A NEGAÇÃO DE VISTOS PARA BRASILEIROS

Vistos negados pelos EUA para brasileiros aumentam 45% em um ano

Resultado de imagem para Vistos negados pelos EUA para brasileiros aumentam 45% em um anoEntre outubro de 2018 e setembro de 2019 o número de vistos de turismo negados pelos Estados Unidos para brasileiros teve um aumento significativo, o maior índice dos últimos 14 anos. Houve um crescimento de mais de 45% na comparação com a taxa do ano fiscal anterior, entre outubro de 2017 e setembro de 2018, chegando a 18,5%, de acordo com dados do Departamento de Estado. As informações são da Agência Reuters.

No mesmo período, o número de brasileiros detidos pela imigração americana ao tentar entrar irregularmente no país também cresceu exponencialmente, chegando a 17,9 mil presos nos centros de detenção do departamento de imigração. O número de vistos negados não explica, mas se relaciona com o crescimento do número de pessoas detidas, no que parece ser uma estratégia para desincentivar novas tentativas de imigração de brasileiros aos EUA. O aperto na política de imigração leva aos dois resultados, para os que tentam o visto de forma legal e para aqueles que, sem essa chance, querem entrar via México, já que o país não exige vistos de brasileiros.

Os dados do Departamento de Estado, desde 2006, mostram que a parcela de vistos negados a brasileiros foi caindo rapidamente desde aquele ano, quando estava em torno de 13%, até 2014, quando chegou a 3,2%. Em 2014 e nos dois anos anteriores, as negativas estiveram próximas do limiar de 3%, o limite que o Brasil teria que alcançar para entrar na sonhada lista de países que poderiam negociar o fim do visto. Em 2015, no entanto, as negativas subiram um pouco, para 5,4% — de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, possivelmente uma resposta ao início de uma crise econômica.

Nenhum comentário: