quinta-feira, 26 de setembro de 2019

DURANTE PALESTRA PARA JOVENS POLICIAIS FEDERAIS DOAM LIVROS

Policiais federais doam livros em mais uma apresentação de palestras para jovens em Natal

Projeto Federais Solidário acontece nesta sexta-feira (27) na Escola Estadual Berilo Wanderley, em Neópolis.

O Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN) vai doar livros durante a próxima edição do projeto social Federais Solidários, que acontece na tarde desta sexta-feira (27) na Escola Estadual Berilo Wanderley, no conjunto Pirangi, no bairro Neópolis, em Natal. 

As obras – ‘Pipa voadora sobre brancas dunas’ e ‘Cangaço e o carcará sanguinolento e outras contações de histórias’ – são de autoria do policial federal, escritor e dramaturgo Junior Dalberto, que é filiado ao sindicato e um dos palestrantes. 

“Tenho 8 livros lançados, incluindo essas duas obras que estamos compartilhando com os alunos da rede pública. Mais que temas relevantes para a juventude, também é importante que nossos jovens tenham acesso à literatura”, destacou Dalberto.

Desde que o projeto foi lançado, há dois anos, cerca de 1.000 livros já foram distribuídos gratuitamente para jovens da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte e também do Acre, onde o Federais Solidários também foi apresentado.

São quatro os temas que fazem parte das palestras: “Os perigos da Internet”, “A importância da leitura”, “As drogas e os seus danos” e “Cidadania contra a corrupção”. A entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade. 

“A sociedade é quem ganha. Por meio das palestras que apresentamos, damos a nossa contribuição para uma sociedade mais consciente. Educar nossos jovens é fundamental para um futuro melhor. E são projetos como este, como o Federais Solidários, que nos possibilitam fazer este trabalho. Agora em outubro teremos eleições no sindicato. Eu temo pelo futuro do projeto, caso uma nova diretoria venha a nos substituir. Mas, vamos lutar para que isso não aconteça e a gente possa seguir com a nossa missão”, destacou o escritor.

A apresentação do Federais Solidários na Escola Estadual Berilo Wanderley começa às 16 horas, é gratuita e aberta à toda a comunidade. Até outubro, quando ocorre a eleição para presidência do Sinpef-RN, a expectativa é que sejam realizados mais cinco edições do projeto, que em 2018 chegou a concorrer ao Prêmio Innovare, um dos mais importantes do país. 

Sobre as obras

‘Pipa voadora sobre brancas dunas’ é um romance lançado em 2011 e que já está em sua quarta edição. Ganhou o prêmio Troféu Monteiro Lobato de Honra ao Mérito como melhor livro de literatura fantástica de 2019, concedido pela Associação Internacional de Escritores e Artistas.

Já o ‘Cangaço e o carcará sanguinolento e outras contações de histórias’, foi lançado em 2014. A coletânea traz contos, entre eles a saga de Zé Arlindo, um garoto que vive às margens do açude Gargalheiras, em Acari, e que aprende com um índio como caçar um carcará, típica ave de rapina do sertão nordestino.

Assecom

Nenhum comentário: