29/08/2019

MEME: YOUTUBER FICOU TRAUMATIZADA COM GIRAFA DE 'TRÊS PÉS"

Youtuber que virou meme tenta superar trauma causado por 'Girafa da Amazônia" 

Hosana de Lima pintou uma girafa para protestar contra Amazônia e imagem viralizou nas redes sociais Foto: ReproduçãoMaquiadora e youtuber em início de carreira, Hosana Cristina Cabral de Lima , de 19 anos, resolveu protestar contra as queimadas na Amazônia na semana passada. Recorreu às técnicas de sua profissão para fazer uma ilustração no próprio corpo.

No ombro e parte do tórax, pintou o que parece ser uma floresta em chamas com sombras de animais, entre eles, uma inusitada girafa. E na testa escreveu: “Luto Amazônia”. A partir do momento em que ela clicou para publicar simultaneamente em seus perfis no Facebook e no Instagram, a foto começou a ser compartilhada e a se propagar pelas redes. E assim... sete dias se passaram e Hosana virou meme .

Moradora da pacata cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, ela se assustou diante das reações agressivas direcionadas a sua publicação. “Quando tudo começou, fiquei em choque. Fechei o computador e só voltei a olhar à noite. Comecei a ler e chorei muito, fiquei mal”, diz Hosana, que contou com o apoio da mãe para enfrentar a situação.

“Minha foto acabou virando meme com várias frases diferentes, com muitas ofensas. Eu olho e apago. Tento não pensar muito no assunto, tento esquecer o que está acontecendo”, conta.

O protesto sob a forma de “maquiagem artística”, como ela mesma define, passou a ser ridicularizado pela inclusão da tal girafa no cenário da Amazônia. “Usei a cor laranja e tons semelhantes para representar o fogo. Depois comecei a fazer sombras de animais aleatoriamente. Fiz um coelho, um macaco que nem parece muito um macaco, e a girafa. Simplesmente fui desenhando, nunca pensei em representar a fauna da Amazônia naquela pintura.”

ALVO EM DISCUSSÃO POLÍTICA

Para uma parcela dos comentaristas digitais, a foto passou a ser vista também como uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro.

“Não sou contra o Bolsonaro. Não sou a favor do PT. Não me importo com política. Não queria ficar contra ninguém. Só queria lembrar o que estava acontecendo na Amazônia para as minhas seguidoras que gostam de maquiagem”, desabafou.

G1

Nenhum comentário: