14/01/2019

O TERRORISTA CESARE BATTISTI CUMPRIRÁ PRISÃO PERPÉTUA EM SARDENHA

Cesare Battisti cumprirá prisão perpétua na ilha da Sardenha

O avião que trouxe Cesare Battisti à Itália aterrissou no aeroporto de Roma Ciampino nesta segunda-feira (14), pouco depois das 11h30, uma hora antes da previsão inicial. Após uma rápida inspeção da polícia dentro do avião, o condenado foi escoltado até uma sala no hangar do governo.

“É uma segunda-feira histórica para a Itália e para os italianos”, disse o ministro do Interior Matteo Salvini, durante uma coletiva de imprensa ainda na pista do aeroporto. As primeiras palavras de Battisti na Itália foram: “Agora sei que irei para a cadeia”.

Em uma coletiva de imprensa no início da tarde, no Palácio Chigi, sede do Governo italiano, o ministro da Justiça, Alfonso Bonafede, informou que Cesare Battisti cumprirá a pena de prisão perpétua na penitenciária de Oristano, na Sardenha. “Foi uma escolha para que todas as condições particulares de segurança sejam garantidas”, explicou.

Rota pelo Brasil não foi aceita pelo governo italiano

O premiê Giuseppe Conte, por sua vez, afirmou que foi garantido “o percurso mais seguro e veloz para que Battisti chegasse à Itália”. Conte agradeceu a todas as autoridades envolvidas na captura e na extradição de Battisti, inclusive o presidente Jair Bolsonaro, com o qual afirmou ter mantido uma longa conversa no domingo (13).

“Foi considerada a possibilidade de um retorno do condenado ao território brasileiro, de onde havia escapado e onde já havia um procedimento em aberto para a extradição, mas decidimos que era absolutamente necessário garantir que Battisti pudesse pagar a integridade de sua pena determinada pela Justiça italiana em nosso sistema penitenciário”, explicou Conte.

“Agora as vítimas podem descansar em paz”

“Esse bandido, que passou anos nas praias do Brasil ou tomando champanhe em Paris, matou (entre 1978 e 1979) um marechal de 54 anos, um açougueiro, um joalheiro e um jovem policial. Ele tem que ir para a cadeia pelo resto de sua vida”, ressaltou Salvini aos repórteres, no domingo.

“Agora as vítimas podem descansar em paz”, acrescentou Alberto Torregiani, filho do joalheiro assassinado diante de seus olhos quando ele tinha 15 anos. Ferido na tragédia, ele ficou tetraplégico. Cesare Battisti, que integrou o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, nos anos 1970, foi entregue às autoridades italianas no aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, por volta das 17h do domingo, e enviado para a Itália.

Com a prisão, chega ao fim uma fuga de 37 anos. Battisti escapou da prisão em 1981, viveu refugiado em Paris e logo depois foi para o México. Desde então, nunca mais pisou na Itália. Quatro anos após fugir da cadeia, ele foi julgado à revelia e condenado à prisão perpétua por 4 assassinatos: dois cometidos e dois nos quais participou. Em 1991, a sentença foi confirmada pela Corte Suprema italiana (Cassazione).

RFI

Nenhum comentário: