08/09/2018

NEW YORK TIMES: TRUMP TRAMOU GOLPE CONTRA MADURO

Autoridades dos EUA consideraram golpe de Estado com militares venezuelanos, diz 'New York Times'

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante encontro com empresários no palácio Miraflores, em Caracas, na quarta-feira (5) (Foto: HO/Venezuelan Presidency/AFP)Funcionários do governo Trump se reuniram secretamente com militares venezuelanos para discutir a derrubada do presidente Nicolás Maduro no último ano, mas acabaram decidindo não agir - reportou neste sábado (8) o jornal americano "The New York Times".

Trump é um duro crítico do governo Maduro, enquanto a Venezuela está mergulhada em uma grave crise econômica e humanitária que desatou violentos protestos e provocou uma onda migratória a países vizinhos.

Citando autoridades americanas anônimas e um ex-comandante militar venezuelano que participou dos diálogos secretos, o "New York Times" disse que os planos do golpe estagnaram.

O jornal afirma que a Casa Branca se negou a dar respostas detalhadas quando questionada sobre essas conversas, mas enfatizou a necessidade de "dialogar com todos os venezuelanos que demonstrem um desejo de democracia".

Um dos comandantes militares venezuelanos envolvidos nas negociações secretas não era uma figura ideal para ajudar a restaurar a democracia: ele está na lista de sanções do governo americano de autoridades corruptas na Venezuela.

Ele e outros membros do aparato de segurança venezuelano foram acusados ​​por Washington de uma série de crimes graves, incluindo tortura de opositores, prisão de centenas de prisioneiros políticos, ferimento de milhares de civis, tráfico de drogas e colaboração com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, ou FARC, que é considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos.

A maioria dos líderes latino-americanos concorda que o presidente da Venezuela, Maduro, é um governante cada vez mais autoritário que efetivamente arruinou a economia de seu país, levando a extrema escassez de alimentos e remédios. O colapso desencadeou um êxodo de venezuelanos desesperados que estão transbordando fronteiras, sobrecarregando seus vizinhos.

Maduro há muito tempo justifica seu domínio sobre a Venezuela alegando que os imperialistas de Washington estão ativamente tentando depô-lo, e as negociações secretas poderiam fornecer munição para reprimir a posição quase unida da região contra ele, diz a reportagem.

Com informações do G1

Nenhum comentário: