Moraes é relator de ao menos 42% dos inquéritos criminais no STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é relator de ao menos 42,3% dos inquéritos criminais em aberto na Corte. No total, o tribunal tem mais de 579 processos, dentre os quais ele concentra mais de 245.
O levantamento foi feito pelo portal Poder360 com base em dados que constam no portal Corte Aberta. Nele, foram levadas em conta todas as ações que estavam em vigor no último dia 5 de janeiro, desconsiderando as que tramitam em alto grau de sigilo.
O segundo ministro com maior quantidade de ações criminais sob sua relatoria é André Mendonça, com 64 inquéritos em aberto (11%). O terceiro é o ministro Luiz Fux, com 40 inquéritos (7%).
Em geral, a distribuição dos processos é realizada de forma eletrônica, de maneira aleatória. Entretanto, quando um ministro já é relator de um processo semelhante, ações relacionadas às já existentes são automaticamente distribuídas para ele.
Esse é o principal motivo para a concentração de casos sob a relatoria de Moraes, que tem sob sua tutela inquéritos amplos, como o das chamadas fake news, milícias digitais e atos antidemocráticos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário