14/08/2025

DANOU-SE: POR QUE OS ESPECIALISTAS DESACONSELHAM TOMAR SUCO DE LARANJA

Os benefícios ocultos da laranja e por que os especialistas desaconselham tomar seu suco

Há diversas variedades de laranja muito conhecidas. Popular e versátil, essa fruta possui um sabor que pode variar entre doce, ácido e amargo. Faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, seja porque tomam seu suco no café da manhã, cozinham com ela ou até mesmo perfumam a casa com seu aroma.

Grande parte da sua demanda está associada ao fato de ser uma fonte natural de vitaminas, minerais e antioxidantes, cujos benefícios vão desde o fortalecimento do sistema imunológico até a melhora do humor e a prevenção de doenças crônicas.

Raízes

Originária do sudeste do Himalaia e domesticada na China há milhares de anos, é um dos cítricos mais cultivados do mundo. Sua história se estende do continente asiático até América e Europa, com uma expansão que a fez parte de múltiplas culturas e cozinhas.

Hoje, segundo informa a EBSCO — uma base de dados de pesquisa de alcance mundial —, é produzida em grande escala em países como Brasil, Estados Unidos, México e Espanha, sendo o Brasil e os EUA os principais responsáveis pelos milhões de toneladas colhidas anualmente em todo o mundo.

O problema do suco de laranja

Apesar de popular, o consumo do suco não é o mais recomendado pelos especialistas, que sugerem optar pela fruta inteira. Segundo a nutricionista Juliana Gimenez, ao tomar o suco, tende-se a consumir uma quantidade maior de laranjas, espremendo-se entre duas ou três unidades para encher um copo.

Ao se transformar em líquido, explica, ele adquire uma concentração maior de açúcares, que pode afetar os níveis de glicose no sangue, tornando-se perigoso, especialmente para pessoas com diabetes ou risco de desenvolver doenças metabólicas.

Características nutricionais e benefícios da laranja

A fruta possui alto valor nutricional. De acordo com Gimenez, uma laranja contém vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, antioxidantes, grandes quantidades de fibra, carotenoides (responsáveis pela cor característica) e, em menor quantidade, potássio, folato e cálcio.

— Quando a consumimos inteira, ela nos fornece fibra tanto solúvel quanto insolúvel —acrescenta a consultora em dietética e nutrição Yael Hasbani.

Esse conteúdo de fibra é o que faz dela uma aliada da digestão; a profissional lista que seu consumo ajuda a prevenir a constipação, melhora o trânsito intestinal e proporciona saciedade.

Além de prevenir o envelhecimento celular graças aos seus componentes antioxidantes, Hasbani aponta que a vitamina C age como um escudo protetor contra processos infecciosos.

— Essa vitamina é crucial porque fortalece o sistema imunológico e combate possíveis infecções — afirma.

Paralelamente, informa que uma única laranja é capaz de fornecer 53,2 mg de vitamina C, que cobre a quantidade diária recomendada desse nutriente.

Seus benefícios não são apenas físicos, mas também mentais. Um estudo publicado na revista Microbiome revela que os cítricos estimulam o crescimento da bactéria Faecalibacterium prausnitzii, presente no intestino humano, e que influencia a produção dos neurotransmissores serotonina e dopamina — conhecidos por elevar o humor.

Outra pesquisa, intitulada “Os efeitos da vitamina C em doenças respiratórias, alérgicas e imunológicas: uma revisão experimental e clínica”, revelou que uma dieta rica em vitamina C permite reduzir a inflamação nas vias respiratórias, melhorando a função pulmonar e podendo aliviar sintomas em pessoas com doenças respiratórias crônicas.

Quem não deve consumir

Segundo Hasbani, há contraindicação para algumas pessoas, especialmente aquelas com patologias gástricas, como lesões na mucosa, úlceras, gastrite ou refluxo gastroesofágico, entre outras.

Nesses casos, recomenda-se suspender o consumo ou avaliá-lo com um médico que conheça o histórico de saúde do paciente.

O Globo

Nenhum comentário: