Pauta inicial da CPMI mira convocação de ex-ministros e dirigentes do INSS
A pauta inicial da CPMI do INSS que será apreciada a partir da manhã desta terça-feira (25) prevê a análise de requerimentos apresentados pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), que miram a convocação de todos os ex-ministros e secretários da Previdência e ex-presidentes do INSS desde o governo Dilma Rousseff (2011-2016).
Dos 35 requerimentos previstos na pauta, quatro convocam ex-ministros. São eles:
- Carlos Lupi, (governo Lula 3)
- José Carlos Oliveira (governo Bolsonaro)
- Marcelo Caetano (governo Michel Temer)
- Carlos Gabas (governo Dilma Rousseff)
Por sua vez, são nove requerimentos de convocação de ex-presidentes do INSS:
- Lindolfo Neto de Oliveira Sales (governo Dilma Rousseff)
- Elisete Berchiol da Silva Iwai (governo Dilma Rousseff)
- Edison Antônio Costa Britto Garcia (governo Michel Temer)
- Leonardo de Melo Gadelha (governo Michel Temer)
- Renato Rodrigues Vieira (governo Jair Bolsonaro)
- Leonardo José Rolim Guimarães (governo Jair Bolsonaro)
- Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano (governo Jair Bolsonaro)
- Glauco André Fonseca Wamburg (governo Lula 3)
- Alessandro Antonio Stefanutto (governo Lula 3)
Na prática, a lista da primeira reunião mostra que convocação polêmicas como a do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolada pelo PT ou do irmão de Lula, Frei Chico, dirigente de uma das entidades desviadas, devem ficar de fora neste primeiro momento.
Em entrevista ao programa WW na sexta-feira, o relator já havia sinalizado que esses dois nomes não seriam a prioridade neste momento.
A pauta desta terça-feira também prevê a convocação de autoridades com intimidade com a investigação, como Eliane Viegas Mota, Diretora de Auditoria de Previdência e Benefícios da Controladoria-Geral da União (CGU) e Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi, Delegado da Polícia Federal responsável pela Operação Sem Desconto.
Os deputados e senadores também vão analisar requerimentos para convocar uma série de servidores para auxiliar nos trabalhos do colegiado, como funcionários da Controladoria-Geral da União, do Tribunal de Contas da União (TCU),do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), do Banco Central, da Receita Federal, do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal.
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário