18/07/2025

COM INTUÍTO DE NEGOCIAR TARIFAÇO COM EUA SENADO CRIA COMISSÃO

Senado cria comissão para negociar tarifaço com o Congresso dos EUA

Senadores anunciaram nesta quinta-feira (17) a criação da Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA).

A comissão será responsável por representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA, para tentar amenizar os impactos da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.

“A criação da comissão resulta de articulação conjunta entre a Presidência do Senado e a Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, diante da necessidade de fortalecimento das relações bilaterais no contexto das novas barreiras tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, que já impactam diversos setores da economia brasileira”, diz trecho da nota conjunta divulgada pelos parlamentares.

A CTEUA será composta pelos seguintes senadores:
Presidente: Senador Nelsinho Trad (PSD-MS);

Integrantes:
– Senadora Tereza Cristina (PP-MS);
 - Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
 - Senador Jacques Wagner (PT-BA);
 - Senador Esperidião Amin (PP-SC);
 - Senador Rogério Carvalho (PT-SE);
 - Senador Fernando Farias (MDB-AL);
 - Senador Carlos Viana (Podemos-MG);

De acordo com os parlamentares, a missão oficial à cidade de Washington para debater o assunto, ocorre na última semana de julho.

“Nosso principal objetivo é conseguir que a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros não entre em vigor em 1º de agosto. Nós queremos uma abertura de diálogo, queremos sentar a mesa com os senadores americanos, com os negociadores, com os empresários, mostrando claramente os interesses que estão em jogo entre os dois lados e que nós entendemos que a forma como o anúncio foi feito está fora dos acordos que existem diplomáticos assinados e pagos entre Brasil e Estados Unidos. Além do tarifaço, o que nós queremos mostrar aos senadores americanos é a amizade e o bom relacionamento que existem entre os dois povos, que existe entre os dois povos há mais de 200 anos. Os governos passam, mas as relações bilaterais continuam”, destacou o senador Carlos Viana.

DP

Nenhum comentário: