Moradores da região das praias participam ativamente da Sessão Itinerante
Com a participação expressiva da população, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim, realizou nesta terça-feira (30), a IV edição da Sessão Itinerante, que desde junho está percorrendo o município.
O trabalho desempenhado pelo Poder Legislativo foi levado aos moradores da região das praias de Muriú, Jacumã, Porto Mirim e comunidade de Caiana, visitadas previamente pela assessoria parlamentar que ouviu os representantes das comunidades e identificou os problemas.
O plenário ocupou o espaço da Escola Municipal Augusto Xavier de Gois, em Muriú, que tem dois representantes nativos na Câmara Municipal, a vereadora Maria das Graças Freitas (PR) que está no quarto mandato e Elcio Clemente (PSC) que esta na segunda legislatura.
Ronaldo Venâncio (PMDB), vereador que preside o Legislativo Municipal, abriu a sessão, falando da pretensão da Casa, em aproximar os parlamentares dos cidadãos e agradeceu a todos pelo comparecimento e participação.
Os vereadores representantes da região foram parabenizados pelo parlamentar Renato Pereira Coutinho (PP), que citou a insegurança como o principal problema vivido no município, fazendo um apelo à polícia militar, para focar o trabalho na marginalidade.
“Está área do município é privilegiada por ter duas lideranças representativas na Câmara, que lutam pelos ideais, em benefício de todos”, observou a vereadora Zélia Santos (sem partido).
Ao se pronunciar o vereador Roberto Lima (PR), disse que a participação dos moradores, foi muito expressiva, tornando assim o projeto da sessão itinerante que foi requerimento do seu 1º mandato, realmente valoroso. Ele informou que no tocante as escolas de Muriú, foi formada uma comissão, incluindo ele e os vereadores Renato Coutinho e Carlos Alberto de Carvalho (PSDB), para visitar as estruturas e acompanhar a situação das mesmas. Roberto também citou como atuação, requerimentos feitos em benefício da região, como a criação da secretaria de aqüicultura e pesca, observando as demandas da colônia dos pescadores, que nunca foi aceito.
A vereadora Graça Freitas (PR), fez uma retrospectiva resumida das ações realizadas durante seus quatro mandatos, somando requerimentos, indicações, conquistas nas áreas de educação, habitação, infra-estrutura, saneamento básico e benefícios junto aos pescadores através de convênios firmados com o Banco do Nordeste.
Na linha de oposição o vereador Júlio César (PSDB), iniciou o discurso enfatizando que a situação da região é preocupante em todo seu contexto. “A praia que é o principal cartão postal do município está abandonada pelo prefeito Antônio Peixoto, não há qualquer investimento, mas nós aprovamos uma dotação de R$ 73 milhões, incluindo benefícios para está região”, “A praia só existe no período de alta estação, e onde está a sub-prefeitura de Muriú, quem a administra”, indagou o vereador que fez duras críticas ao executivo municipal e foi aplaudido pelos populares presentes.
“Muriú é um distrito importante para o município, precisamos valorizar as potencialidades locais, como o turismo e a pesca artesanal, este também é o motivo de estarmos aqui, além de identificarmos os problemas e discutir políticas públicas para solucioná-los”, frisou o vereador Franklin Júnior (DEM). Ele acrescentou que a partir do levantamento feito, as solicitações são transformadas nas proposições coletivas e encaminhadas de acordo com as demandas apresentadas, observando que a região também será lembrada pelos vereadores que devem acrescentar emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2012, que dá suporte financeiro para investir nas obras necessárias para melhorar a qualidade de vida da população e está tramitando na Câmara.
Para o vereador Elcio Clemetente, o poder executivo municipal precisa dar uma atenção maior a Muriú, Jacumã, Porto Mirim e Caiana, deve olhar para região de forma diferente, pois a população é carente de muita coisa, recordou Elcio, acrescentando que muita coisa prometida, não está sendo cumprido e os moradores são penalizados por isso, e a situação não pode continuar do jeito que está.
A exemplo, das sessões anteriores, cinco representantes da região usaram o plenário para pontuar as prioridades e pedir apoio aos vereadores no sentido de buscar soluções imediatas para os problemas.
Assessoria de Imprensa
Texto: Jhancy Richelm (84) 8126-6692

Nenhum comentário:
Postar um comentário