22/03/2010

COLÍRIO

COLÍRIO DOS MEUS OLHOS
ESSA GATA CHAMA-SE CRISTINE SAUR





SALLY FECHA CHAPA

Prefeito de Cruzeta, Sally Araújo fechou hoje a chapa que apoiará nas eleições de outubro.

Eleitor do deputado estadual Álvaro Dias, Sally decidiu votar no deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza.

Por ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo, Álvaro perdeu o voto do prefeito do PSB, que vai votar no governadorável Iberê Ferreira de Souza.

Com a decisão pelo estadual, Sally fechou a chapa com Iberê (PSB) para o governo, Wilma de Faria (PSB) e José Agripino Maia (DEM) para o Senado, Henrique Alves (PMDB) para deputado federal e Ezequiel Ferreira (PTB) para estadual.

Ao novo estadual, Sally ainda garantiu o apoio dos vereadores Porfírio Filho, Itan Lobo e José Leônidas, todos do PSB, além de suplentes, secretários do município e lideranças locais.

Liderança forte em Ceará-Mirim, onde foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa do prefeito Antônio Peixoto, Sally Araújo ainda garantiu apoios no município para o deputado Ezequiel....garantindo que ele será dos mais votados no vale dos verdes canaviais.

# THAÍZA GALVÃO

REVIRAVOLTA


O PORTAL FOLHA DO MATO GRANDE, DIVULGOU HOJE QUE O VICE-GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA DE SOUZA, NÁO CONCORRERÁ MAIS AO GOVERNO DO ESTADO. DIANTE DISSO, A GOVERNADORA WILMA DE FARIA TERIA CONVOCADO PARA UMA REUNIÃO AS PRESSAS, O EX-PREFEITO DE NATAL CARLOS EDUARDO ALVES. A SAÚDE DO VICE-GOVERNADOR TERIA SIDO O MOTIVO DA SUA DESISTÊNCIA.

PAPO 10 - PROFESSOR ASSÍS - 22/03/10

PAPO 10

ENTREVISTA: PROFESSOR ASSIS. NA ÍNTEGRA.

01º. BLOG – QUEM É FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES?

P.A. - Um Cearamirinense de origem simples, com virtudes e defeitos como todos os mortais, militar da reserva do exército brasileiro, funcionário público, acadêmico de direito, realizado com as oportunidades que teve na vida. Só tenho a agradecer a Deus e continuar invejando o dueto saúde e saber.


02º. LEITOR – PROFESSOR, O SENHOR FOI MUITO LIGADO AO SAUDOSO ROBERTO VARELA. O QUE LEVOU O SENHOR A MUDAR DE LADO, PASSANDO A APOIAR O GRUPO MELO, FERRENHO ADVERSÁRIO DO GRUPO LIDERADO PELO EX-PREFEITO ROBERTO VARELA?

P. A. - A expressão ferrenho adversário está ultrapassada na matriz política dos tempos modernos. Observe o cenário. A política exige dinamicidade e cada momento é histórico para o coletivo e para cada um de nós.
Fui, atendendo convite da ex-prefeita Terezinha Melo e do então assessor de cultura do município professor Gerinaldo Moura, onde o amigo com certeza nos assistiu desenvolver um trabalho sem barganhas políticas ou pequenezes fortuitas, visando apenas o melhor para a educação e a cultura da nossa terra. E foi assim que o amigo nos viu chegar onde chegamos.


03º. LEITOR – ASSIS, SURGIRAM BOATOS PELAS RUAS DE CEARÁ-MIRIM QUE VOCÊ, NO FINAL DO GOVERNO EDNÓLIA, TERIA PROCURADO O GRUPO DE PEIXOTO PARA AGILIZAR O SEU APOIO AO ENTÃO DELEGADO, FATO QUE NÃO SE CONCRETIZOU, PORQUE O GRUPO PRÓ-PEIXOTO NÃO TERIA ACEITADO. ONDE ESTÁ A VERDADE DESSA HISTÓRIA?

P. A. - Caro leitor. Você sabe que atitudes como esta, não se coaduna com a minha personalidade; E que comentários como este só podem partir de mentes mesquinhas com intuito de nivelar as pessoas por si, desacreditando-as: Fique tranquilo, saiba que ao Prefeito Antonio Peixoto eu tenho e devo respeito, pela envergadura do cargo que o povo da minha terra o confiou. Ao grupo político a que pertenço, em especial a Ednólia Melo, além do respeito confiança irrestrita.


04º. LEITOR – PROFESSOR ASSIS, O SENHOR PARTICIPOU DA ADMINISTRAÇÃO DO SAUDOSO ROBERTO VARELA E DE DONA EDNÓLIA MELO. QUAL DAS DUAS ADMINISTRAÇÕES TRABALHOU MAIS POR CEARÁ-MIRIM?

P. A. - Há um equívoco na pergunta do leitor. Não participei das administrações do Dr. Roberto Varella, fui entretanto seu correligionário e admirador, alegrando-me por desfrutar ainda que superficialmente de sua amizade e atenção. Todavia em matéria de realizações por Ceará-Mirim, todos nós sabemos que ninguém fez mais que Ednólia Melo.


05º. LEITOR – ASSIS, VOCÊ SEMPRE FOI VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA DE CEARÁ-MIRIM. COMO “ANDAM” A EDUCAÇÃO E A CULTURA EM NOSSA CIDADE?

P. A. - Tenho ouvido reclamos e até desabafos de algumas pessoas, mas acho por bem não comentar, prefiro registrar aqui em forma de pedido, o que ouço pelas ruas:
Tragam de volta:
- O coral Araraú.
- A escola de artes.
- As quintas especiais.
- A orquetra municipal (Márcia Pires).
- A biblioteca nas escolas.
- A escola de dança.
- Os memoráveis saraus literários.
- Os concertos da banda de música.
- As expçosições de artes.
- Os grandes espetáculos teatrais da semana santa em frente a matriz.


06º. LEITOR – É MUITO DIFÍCIL MILITAR NA POLÍTICA DE CEARÁ-MIRIM SEM FAZER DESAFETOS. VOCÊ “COLECIONA” ALGUNS? POR QUÊ?

P. A. - Deve existir alguns, porém quando não estou no governo, procuro ser moderado nas opiniões e quando no governo, atencioso e acessível, esta postura ameniza as relações.


07º. LEITOR – SE VOCÊ CHEGASSE A SER PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM, QUEM APROVEITARIA DA ADMINISTRAÇÃO PEIXOTO OU NINGUÉM DESSE GRUPO TERIA CHANCE EM SUA ADMINISTRAÇÃO?

P. A. - É difícil o impensável. Porém hipoteticamente, poderia até que todos fossem aproveitados desde que atendessem aos requisitos:
1- competência.
2 - Desfrutassem de confiança.
3 - Tivessem o aval da população.


08º. LEITOR – O MONSENHOR RUY MIRANDA É O TIPO DE PESSOA QUE VOCÊ GOSTA OU DETESTA, SEMPRE FOI TAXADO COMO POLÊMICO. VOCÊ É UM FIEL DEFENSOR DO MONSENHOR. O QUE ELE REPRESENTA NA SUA VIDA E NA VIDA DOS CEARAMIRINENSES?

P. A. - Esclarecendo: Nada tenho inclusive vínculos empregatícios, que tenham tido a interferência ou a influência do monsenhor Ruy. Nunca fui sequer acólito, beato ou coisa parecida. Católico de janela cativa na matriz ou na igreja Santa Terezinha, sempre fiz em forma de ajuda ou oferta a seu pedido, o que as oportunidades e a vida me permitiu fazer e estas atitudes em muito me aproximaram dele, que nunca me solicitou nada para si. Sei que é alvo de críticas e até injustiças, porém, diante de mim ninguém as apregoa sem o meu repúdio.
Tem o meu reconhecimento, porque trabalhou pela igreja, pela educação onde chegou a ser professor e secretário e por Ceará-Mirim. E o meu aplauso pela sinceridade e retidão.


09º. LEITOR – NÃO LHE CONHEÇO PESSOALMENTE, MAS SEMPRE ME FALAM BEM DA SUA PESSOA. DIZEM QUE VOCÊ NUNCA FUGIU DAS SITUAÇÕES QUE LHE SÃO IMPOSTAS. DIANTE DISSO, QUERIA QUE O NOBRE PROFESSOR RELACIONASSE, DENTRO DO MUNDO POLÍTICO DE CEARÁ-MIRIM, CINCO PESSOAS SIMPÁTICAS E CINCO ANTIPÁTICAS.

P. A. - Muito obrigado a você pelo reconhecimento, assim como aos que vêem em nossas ações a idéia de servir. Assim sendo vai aí os cinco simpáticos:
1 - Ednólia Melo
2 - Márcia Dantas
3 - Maria Leonor Soares da Câmara
4 - Ruy Pereira Júnior
5 - Fabrício Gaspar
Obs: Os antipáticos o povo ja conhece.


10º. BLOG - FAÇA UMA AVALIAÇÃO DO GOVERNO PEIXOTO.

P. A. - Uma avaliação do atual governo feita por mim, poderia não soar muito bem e até servir de álibi em algumas situações, não sirvo ao governo, não trabalhei para sua instituição, me sentindo portanto com liberdade para a declaratória: "A melhor avaliação é a do povo".


Deixo aqui o registro da minha confiança no futuro da nossa terra, e bem estar do nosso povo.

PIADA DO DIA

Telegrama...

A sogra chega ao portão e encontra o genro saindo com a mala, furioso.

- O que aconteceu, meu filho? - ela pergunta.

- Acontece que eu fui viajar e mandei um telegrama para sua filha avisando que voltaria hoje.

Chego em casa e o que eu encontro? Ela com outro sujeito. Nem mandando um telegrama ela me

respeita mais. É o fim, estou indo embora para sempre!

- Calma - pede a sogra. - Deve haver algo errado nessa história. Minha filha jamais faria uma

bobagem dessas. Espere um pouco que eu vou verificar.

Alguns momentos depois volta a sogra, sorridente.

- Não disse que havia alguma coisa errda? Minha filha não recebeu o seu telegrama!

SAÚDE DE IBERÊ

DECLARAÇÃO DA GOVERNADORA WILMA DE FARIA SOBRE RESULTADO DA BIÓPSIA – VICE-GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA DE SOUZA:

“Iberê está demonstrando ser um guerreiro, um lutador que está superando mais um desafio em sua vida. A hora é de solidariedade a ele, que tem dado uma lição de força e fé. Soube reagir com serenidade e confiança ao resultado da biópsia. Ele estará pronto para enfrentar as missões que virão. Esta é a nossa expectativa. Iberê conta comigo e com todos aqueles que lhe querem bem. ”

Wilma de Faria

Governadora do Rio Grande do Norte

LUSOFONIA

A UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DE LINGUA PORTUGUESA REALIZARÁ EM NATAL, ENTRE 28 E 30 DE ABRIL, UM SEMINÁRIO QUE DISCUTIRÁ O PROCESSO CULTURAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA LITERATURA NOS PAÍSES QUE FALAM O IDIOMA DE LUIZ DE CAMÕES.

VACINA CONTRA INFLUENZA

Ceará-Mirim inicia nesta terça,23, vacinação Contra o Vírus da Influenza A (H1N1)

Depois dos profissionais da área de saúde, serem atendidos na 1ª fase da programação de vacinação, é a vez da população cearamirinense ser imunizada contra o vírus da Gripe Influenza A (H1N1).Para vacinar o público definido pelo Ministério da Saúde em parceria com sociedade científica, a Secretaria Municipal de saúde elaborou uma estratégia de quatro grupos prioritários que corresponde à população de Ceará-Mirim, estimada em 22.907 pessoas. Segundo informou a secretária-adjunta de Saúde, Maristela Rocha, cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico.

“É importante que as pessoas que tem direto a vacinação, não percam os prazos e a oportunidade de se vacinar contra uma doença que pode matar, e esta é uma das principais preocupações do prefeito Antônio Peixoto que por intermédio do secretário Fernando Lessa, pediu empenho aos profissionais de Saúde”, frisou Maristela.

A segunda etapa da vacinação terá início nesta terça-feira 23, e prosseguirá até 2 de abril, estando direcionada ao seguinte público: grávidas em qualquer período de gestação, crianças de 6 meses até dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias), que devem receber duas doses com intervalo de 30 dias, e pessoas com doenças crônicas.

A terceira etapa de vacinação será realizada no período de 5 a 23 de abril, para adultos de 20 a 29 anos. A quarta etapa será realizada de 24 de abril a 7 de Maio, e deve atingir Idosos com comorbidades, coincidindo com a Campanha de Vacinação com a Influenza Sazonal, ou seja os indivíduos acima de 60 anos, caso apresentem alguma comorbidade, serão vacinados, ao mesmo tempo, contra a gripe sazonal e também a gripe pandêmica.

QUINTA ETAPA

N quinta etapa - entre os dias 10 e 21 de maio - devem ser vacinados adultos de 30 a 39 anos. Também devem receber a vacina fornecida pelo Ministério da Saúde pessoas portadoras de doenças crônicas, tais como grande obesidade (Grau II), incluídas atualmente nos seguintes parâmetros:

  • - crianças com idade igual ou maior que 10 anos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25;
  • - criança e adolescente com idade maior de 10 anos e menor de 18 anos com IMC igual ou maior que 35;
  • - adolescentes e adultos com idade igual ou maior que 18 anos, com IMC maior de 40;
  • - indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex.: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
  • - indivíduos asmáticos (portadores das formas graves, conforme definições do protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia);
  • - pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônicas;
  • - pessoas com diabetes;
  • - pessoas com doenças pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex.: fibrose pulmonar, seqüelas de tuberculose, pneumoconiose);
  • - pessoas com doenças hepáticas: atresia biliar, cirrrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral;
  • - pessoas com doenças renal: insuficiência renal crônica, principalmente em doentes em diálese;
  • - pessoas com doenças hematológica: hemoglobinopatias;
  • - pessoas com terapêutica continua com salicilatos, especialmente indivíduos com idade igual ou menor de 18 anos (ex.: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
  • - pessoas portadoras da síndrome clinica de insuficiência cardíaca;
  • - pessoas portadoras de cardiopatia estrutural com repercussão clinica e/ou hemodinâmica;
  • - hipertensão arterial pulmonar;
  • - valvulopatias;
  • - pessoas com cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular;
  • - pessoas com cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular;
  • - pessoas com cardiopatia congênitas cianóticas;
  • - pessoas com cardiopatia congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea;
  • - pessoas com miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva);
  • - Pessoas com pericardiopatias.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para encontrar o Índice de Massa Corporal basta dividir o peso pelo quadrado da altura.

EMPENHO

Objetivando garantir o sucesso da estratégia, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando e orientando os profissionais envolvidos e previamente vacinados para se empenharem em atingir as metas preconizadas, ou seja, que no mínimo 80% da população-alvo seja imunizada.

A vacina estará disponível a partir de amanhã (23), de acordo com o grupo específico da 2ª etapa, somente nos 21 Postos de Saúde do município, sendo oito postos na sede e 13 nas comunidades rurais.

O CHURRASCO DO RICO E DO POBRE

CHURRASCO DE BRASILEIRO

O Traje Feminino


Rico: Calça capri de cor clara da Zara ou outra grife importada; Bolsas L.Vuitton, Prada. Camisetinha básica branca da Club Chocolate ou Doc Dog., óculos Chanel, Valentino, sandalinha rasteira da Lenny. Ela sempre chega sozinha, dirigindo o seu próprio carro.

Pobre:
Mini-saia curtíssima, blusinha da C&A estampada, tamanco de madeira de salto altíssimo, óculos coloridos, piercing e anel no dedo do pé. Muitas usam biquíni por baixo, na esperança de tomar um banho de piscina.


O Traje Masculino

Rico: Bermuda Hugo Boss ou Richard, camisa esporte Siberian ou Brooksfield, óculos Armani e aquela caminhonete importada maravilhosa.

Pobre:
Chinelo Rider, bermuda florida ou feita de uma calça jeans cortada com a barriga aparecendo, agasalho ou camisa do time do coração e óculos de camelô na testa. Chegam de Monza ou de carona com mais oito pessoas.

A Comida

Rico: Normalmente eles não comem, quando comem é um pouquinho de cada coisa. Arroz com brócolis ou açafrão, farofa com frutas, filé de cordeiro, picanha argentina, muzzarella de búfalo. Sendo que cada coisa a seu tempo e, pausadamente.

Pobre: Vinagrete, farofa com muita cebola, maionese, muita asa de frango, lingüiça com pão, costela e a tradicional bola da pá (que eles juram ser mais macia que a picanha!).

A Bebida


Rico: Os homens, Chopp, Cerveja Bohemia ou Heineken geladíssima. As mulheres, ice, tônica Schweppes Citrus ou Envian, e Coca-Cola Light ou Zero.

Pobre: Cerveja Belco ou Kaiser, geladas no tanque de lavar roupa cheio de gelo. Quem fica tonto mais rápido, bebe, intercalado, água da torneira. Muita caipirinha com Caninha da Roça, Baré Cola e Guaraná Sarandi.

O Prato

Rico: Normalmente beliscam uma picanha servida num enorme prato branco liso de porcelana, taças adequadas a cada tipo de bebida: água, chopp, refrigerante.

Pobre:
Os tradicionais pratinhos de alumínio ou papelão, eles ficam o tempo todo de olho na fila esperando diminuir. As bebidas são servidas em copinhos plásticos de 200ml. (compra-se a quantidade exata do número de convidados) ou servem naqueles de requeijão ou geléia para os convidados mais chegados: familiares, algum cabo da PM, Corpo de Bombeiros, Escrivão da Polícia, etc.(OS VIPS)


A Música

Rico: Jack Johnson, Maria Rita, música instrumental, Lounge Music e Jazz. Pode ser que contratem um grupo que toca chorinho, mas com músicos formados pela escola de Música da UFRJ.

Pobre:
Aquele pagodão de pingar suor, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Revelação. Só CD's piratas (4 por 10,00) mídia azul. Não pode faltar o de Samba Enredo do ano. O importante é tirar a galera do chão, depois de umas 2 horas de churrasco, todos já estão dançando, independente das idades ou credos. Também rola uma batucada improvisada com panelas, tampas ou qualquer objeto disponível que emita um som (cantam de Almir Guineto à Alcione). A mulherada tira a sandália, porque não está acostumada, e bota a poeiram pra subir com sua toalinha branca encardida de tanto suor e com o conjuntinho de laycra ou jersey florido para ficar mas a vontade.


O Churrasqueiro

Rico: Contratado de uma churrascaria famosa. Trabalha com um uniforme impecável e traz consigo toda equipe necessária para atender todos os convidados...

Pobre:
Amigo de um conhecido que adora fazer churrasco, e cada hora um fica um pouquinho pra revezar. Normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão (ele usa para enxugar o suor, limpar as mãos e o que mais precisar!). Adora ficar jogando cerveja na brasa para mostrar fartura!


O Local

Rico: Área coberta com piso de granito, tem mesinhas, ombrelones e bancos da Indonésia, num lindo jardim com piscina, mas ninguém se anima dar um mergulho.

Pobre:
Normalmente na laje, com sol quente na cabeça ou chuva para acalmar o fogo (então é improvisada uma lona de caminhão como cobertura, mas só para proteger a churrasqueira), cadeiras só para quem chegar mais cedo (esses cedem o lugar para as grávidas que sempre chegam de penca), os demais ficam em pé, esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé, mas não tem problema porque a maioria tá descalça. Sem esquecer o tradicional banho de chuveiro, onde os bêbados começam com a brincadeira de querer molhar todo mundo.
E as mulheres gritando sai daí Giscleyson, vai se machucar!; vem pra cá Uóchitu já tem farofa de linguiça meu filho, vem logo, antes que seus primos venham e terminem tudo; Dayany pega teu irmão e leva lá pra drento e limpa a boca dele de Biscoito maizena, a boca chega a tá branca nos cantos; Cryslaine limpa o nariz do teu irmão que tá verde de tanto catarro; Cristyan Jeferson tem asa de galinha meu filho aproveita, Krystóferson vem comer carne meu filho, ta sangrando, Mayquol Djéquyson para de correr meu filho e chama sua irmã para vir comer.


O Final

Rico: Em no máximo 4 horas, cada pessoa sai em seu próprio carro. Mas saem em momentos diferentes, para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos a cada um com atenção.

Pobre: Dura no mínimo 8 horas e depois que todos já estão bêbados, o dono da casa diz que tem que trabalhar cedo no dia seguinte, mas o pessoal ainda quer fazer vaquinha para comprar mais uma caixa de cerveja. Quem não tem carro pede carona ou vai de buzão mesmo. (isso sem falar nos que precisam curar o porre, estabacados no sofá ou no tapete, antes de pensar em ir embora!). O pessoal que tem carro, liga o som bem alto (pagode claro!) e sai buzinando, sorrindo e gritando: Valeu maluco! Amanhã tô aí pro enterro dos ossos!!

SEGURANÇA

“Segurança Pública tem mais uma ferramenta de interação com a Comunidade”

PROGRAMA DE RÁDIO:

“PARA SUA SEGURANÇA”

Em face ao novo contexto da Segurança Pública no País, onde uma das ações estratégicas é informar os cidadãos e fortalecer a relação com os órgãos de Segurança Pública, a Secretaria de Defesa Social e Cidadania de Ceará – Mirim, (SEDESC), planejou e colocou em prática mais uma ação no campo da Mobilização, que é o Programa de Rádio “PARA SUA SEGURANÇA”.

O programa vai ao ar todas as terças-feiras, no horário das 17h as 18h, na rádio comunitária 89,7 FM.

O referido programa foi uma idealização da Equipe Técnica de Trabalho da Secretaria de Defesa Social, da qual fazem parte a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.Vale salientar que a própria equipe é quem realiza o Programa.

A edição do Programa divide-se em três etapas: Apresentação da equipe e boas vindas aos ouvintes aos ouvintes, O quadro “Saiu na imprensa”(onde são lidas e comentadas matérias extraídas de fontes de comunicação, sendo elas no âmbito Municipal. Estadual e Nacional, relacionadas a Segurança Pública no contexto geral e a última etapa é a “Entrevista da Semana”. É importante frisar que durante o programa são informadas “Dicas de Segurança”.

Outro ponto importantíssimo dessa ação é o fortalecimento da integração entre as próprias Polícias, a Guarda, a Comunidade e também o Município com o estado, pois na idealização do programa também se pôde contar com representação específica do Estado ora representado pela pessoa do 2º Sgt PM Vantuil José Carvalho de Oliveira.

“E preciso Chegar até o cidadão, informar-lhe como estão as ações no âmbito da segurança, mobilizá-los, trabalhar juntos na busca da concretização do que se foi planejado, olhando as necessidades da Comunidade, para se alcançar uma Segurança à nível local, nesse caso, de qualidade”.Frisou o Secretário de Defesa Social e Cidadania de Ceará – Mirim, Dr. Luciano Morais da Silva.

“É no finalzinho da tarde que o Programa chega até o Cidadão, alcança até aquele que mora mais distante, pois chegamos atingir além da Zona Urbana, a Rural e a área litorânea: Muriú, Jacumã e Porto Mirim. É preciso levar as informações à cerca das ações, das dificuldades em implementá-las, mas principalmente, das conquistas, da vontade e empenho em fazê-las acontecer”.Acrescenta Dr. Luciano Morais.

“Ter uma ferramenta como essa é uma conquista para nós que trabalhamos na área da Segurança Pública, pois é preciso dizer para que veio e onde se quer se chegar”.Disse o Cap. PM André Luiz Fernandes da Fonseca, Comandante da 3ª CIA do 11° BPM, responsável pelo policiamento em Ceará-Mirim,se referindo a Polícia em está perto do Cidadão e trabalhar de forma precisa e dentro da realidade local.

“Poder falar com o Cidadão, através do rádio, um meio de comunicação que atinge um número significativo de pessoas em nossa cidade, e saber que estamos contribuindo para que eles tenham uma visão ampla e voltada para as questões de sua própria segurança é realmente uma conquista”, completa o Capitão Fernandes.

FM METROPOLITANA


AMIGO SALATIEL DE SOUZA, A RECLAMAÇÃO AINDA É GRANDE POR PARTE DOS MORADORES QUE RESIDEM NAS PROXIMIDADES DA RÁDIO FM METROPOLITANA. A RECLAMAÇÃO É A MESMA DE SEMPRE. O SINAL DA TV PONTANEGRA É INTERCEPTADO PELA ANTENA DA RÁDIO, FAZENDO COM QUE OS MORADORES ADJACENTES FIQUEM SEM PODER SINTONIZAR O CANAL DE SÍLVIO SANTOS. VOCÊ É UM CARA QUE TRABALHA PELO POVO, E ESSE PROBLEMA É UM CAFÉ PEQUENO DIANTE DE TANTOS QUE VOCÊ JÁ SOLUCIOUNOU. PORTANTO, OS MORADORES AGRADECEM O SEU EMPENHO NESTA NOVA CAUSA.

LIGEIRINHAS

- UM ABRAÇO PARA A MINHA AMIGA FRANCISCA MOREIRA. GENTE DO BEM.
- O CONJUNTO CAMURUPIM JÁ COMEÇA A PARECER COM UM LOCAL ONDE MORA GENTE DE VERDADE.
- A SEGURANÇA DE CEARÁ-MRIM CAMINHA PARA O SUCESSO. É O QUE GARANTEM OS HOMENS QUE A GERENCIAM.
- AS PROVAS TÉCNICAS DECIDIRÃO O DESTINO DO CASAL NARDONNI, ENVOLVIDOS NA MORTE DA MENINA ISABELLA.
- QUE ESTÁDIO DE FUTEBOL "DURO" DE SAIR SÓ ESSE DE CAEARÁ-MIRIM!
- O VATICANO CAPACITARÁ PADRES, PARA PRATICAREM EXORCISMO NAS IGREJAS CATÓLICAS. SEGUNDO O ALTO CLERO, O DIABO ESTÁ TOMANDO CONTA DE TUDO.

COLÍRIO

COLÍRIO DOS MEUS OLHOS
ESSA GATA CHAMA-SE VALDA SILVA






CADEIA É PARA POBRE

Quem avisa amigo é!!!

21/03/2010

CAMPEONATO POTIGUAR

Veja os resultados e a classificação do estadual 2010

Resultados

ABC 3 x 1 Centenário Pauferrense
Potyguar-CN 2 x 1 ASSU
América 1 x 0 Alecrim
Corintians 3 x 0 Santa Cruz
Baraúnas 0 x 3 Potiguar-M

Próxima rodada

América x Potyguar-CN
Santa Cruz x ABC
Assu x Alecrim
Potiguar-M x Corinthians
Centenário x Baraúnas

Classificação

1 ABC 9
2 Potiguar-M 7
3 Centenário 6
4 ASSU 4
5 América 4
6 Alecrim 3
7 Corintians 3
8 Santa Cruz 3
9 Potyguar-CN 3
10 Baraúnas 1

OPINIÃO DO LEITOR

Paulo Tarcísio Cavalcanti (noreply-comment@blogger.com)
Dentro de poucos dias terei o maior prazer de lhe procurar pra gente acertar a entrevista. Sou um admirador do seu blog e também do município de Ceará-mirim.


Anônimo (noreply-comment@blogger.com)

"NUNCA MAIS", PENSE NUM ADESIVO QUE FALOU A VERDADE DO POVO. SÓ ACREDITO QUE PEIXOTO VENHA QUANDO EU VER. SERIA UMA SABATINAGEM E ELE NÃO TERIA CORAGEM. CHAMA JOAO, CHAMA O HOMEM. COLOCA EM DESTQUE QUE O POVO QUER OUVI-LO DE CORAÇÃO ABERTO. SERIA A ENTREVISTA DO ANO

MELÔ DA SOGRA E SECRETÁRIOS

MELÔ DA SOGRA: ".....ENTRA NA MINHA CASA, ENTRA NA MINHA VIDA, MEXE COM MINHA ESTRUTURA, ABRE TODAS AS FERIDAS...."

MELÔ DE REJANE LÍDICE: ".....DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA...."

MELÔ DE AVELINO: "....ME SEGURA SE NÃO EU CAIO, ME SEGURA SE NÃO EU CAIO...."

MELÔ DE EDMILSON RODRIGUES: "....EU NÃO VOU, VÃO ME LEVANDO...."

MELÔ DE LESSA: "....REBOLATION, REBOLATION CHOM, CHOM...."

MELÔ DE LULA (PCdoB): "....EU SOU EU FOI MEU PAI QUE ME FEZ ASSIM...."

MELÔ DE LUCIANO MORAIS (OXÓ): "....POLÍCIA PRA QUEM PRECISA DE POLÍCIA...."

CASO ISABELLA NARDONI


Pais deixam presídio após visita a Alexandre Nardoni no interior de SP

Pai de Isabella deverá ser julgado nesta segunda-feira em SP.Alinhar ao centroFamília Nardoni usa camiseta com mensagem sobre inocência.

Os pais de Alexandre Nardoni deixaram a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo, por volta das 16h20 desse domingo (21). Eles chegaram para uma visita ao filho por volta das 9h45 da manhã.

Ficaram cerca de seis horas e meia dentro da penitenciária. Os dois entraram com sacolas com mantimentos e usavam camisetas com as inscrições: "Casal Nardoni inocente! Justiça! A verdade prevalecerá!". Na foto estampada, o pai e a madrasta de Isabella estão sorridentes ao lado da menina e dois filhos do casal.

O julgamento de Nardoni e de sua mulher, Anna Carolina Jatobá está marcado para esta segunda-feira (22) no 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo.

O júri popular que começa nesta segunda-feira é previsto em crimes contra a vida, como homicídio, tentativa de homicídio e auxílio ao suicídio. Nele, cidadãos comuns escolhidos por sorteio decidem se os réus são culpados ou inocentes.

Apesar de o Código de Processo Penal prever que 25 jurados devem ser sorteados para estarem presentes no dia marcado para o júri, serão 40 no caso do julgamento do casal Nardoni. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) diz que foram sorteados 15 a mais por garantia. Desses, 23 são mulheres e 17, homens. Os integrantes do júri precisam ter mais de 18 anos, nenhum antecedente criminal e morar na cidade de São Paulo.

Apenas sete jurados irão compor o conselho de sentença. O sorteio ocorre no dia do julgamento. A defesa e acusação têm o direito de, cada uma, recusar três jurados sorteados. Depois da escolha, os outros jurados presentes são dispensados. Durante os dias de julgamento – estão previstos até cinco – os integrantes do conselho ficam incomunicáveis. Eles irão dormir e fazer as refeições dentro do Fórum de Santana.

A lei 11.689, de junho de 2008, fez algumas alterações no Código de Processo Penal. Agora, o interrogatório dos réus é feito após o depoimento das testemunhas. Até então, os acusados do crime eram ouvidos primeiro. Isso foi feito, segundo os juristas, para garantir a ampla defesa dos réus. Com a mudança, o julgamento segue a seguinte ordem:

- Sorteio dos jurados: sete são sorteados, entre 40 possíveis. O promotor e o advogado de defesa podem negar, sem justificativa, três jurados cada.

- Depoimento das testemunhas: primeiro são ouvidas as arroladas pela acusação, depois as da defesa.

- Leitura de peças: trechos do processo, como provas recolhidas por carta precatória.

- Interrogatórios dos réus: acusados do crime respondem a perguntas de defesa e acusação (os jurados também podem fazer questionamentos, por intermédio do juiz).

- Debates: são disponibilizadas duas horas e meia para os argumentos da acusação e o mesmo para a defesa. Depois, há duas horas de réplica e o tempo igual de tréplica.

- Voto em sala secreta: jurados vão até a sala secreta e respondem a quesitos estabelecidos pelo juiz. Depois, o magistrado formula e lê a sentença.

FIM DOS TEMPOS?

Desastres naturais: 20 perguntas

Depois de várias catástrofes ambientais noticiados no mundo, o tema tem gerado cada vez mais discussões.

É fato: estamos cada vez mais suscetíveis aos desastres ambientais. Há poucos dias um suposto ciclone passou por Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama, deixando postes caídos e lojas reviradas. Em janeiro, o Rio Grande do Norte foi alvo de outro fenômeno: um abalo sísmico na região de Poço Branco que atingiu os 4,1 graus na escala Richter.

No âmbito internacional, o terremoto de Porto Príncipe, no Haiti, foi devastador. Em fevereiro, a abertura do Circuito Nacional de Surf, na Austrália, foi suspenso. O motivo: alerta de tsunami. Com o tema em pauta, muitas dúvidas surgiram. O Rio Grande do Norte é uma área de vulnerabilidade sísmica? O que aconteceu em Barra do Cunhaú foi mesmo um ciclone? A atividade humana agrava os desastres naturais? A reportagem do Nominuto.com caiu em campo para responder estas e outras perguntas.

1 - Para começar, o que vem a ser um desastre natural?

Um desastre natural acontece quando um fenômeno natural vitima pessoas ou ocasiona danos à propriedade. Quando o acontecimento ocorre em áreas onde não há presença ou interesse humano, não pode ser classificado como desastre natural.

2 - O que é ciclone?

Ciclone é todo redemoinho atmosférico que gira em torno de um núcleo de baixa pressão. Ciclone é todo redemoinho atmosférico que gira em torno de um núcleo de baixa pressão. Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades).

3 - O que é furacão?

O furacão é o nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118km/h ou mais, que ocorrem no Oceano Atlântico Norte, mar do Caribe, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico.



4 - O que é tufão?

O tufão é o nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118km/h ou mais, que ocorrem no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico.

5 - E o tornado?

O tornado é uma coluna de ar giratória, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 60km/h em volta de um centro de baixa tensão.



6 – O que aconteceu em Barra do Cunhau, no município de Canguaretama, pode ser entendido como ciclone?

Há divergências. Para a Emparn, o que aconteceu foi uma “forte ventania”, com ventos que atingiram a velocidade de 60km/h. O evento teria acontecido em função da formação de uma nuvem do tipo “cumulo limbus”, que tem desenvolvimento vertical acentuado e pode chegar até 16km de altura. A nuvem, ao se desenvolver sobre região líquida, teria causado intenso deslocamento de ar.

A bióloga Rosemeire Dantas, contudo, o evento pode, sim, ser classificado como ciclone. Segundo ela, ele teria se formado em alto mar e, assim, o que chegou à praia foi apenas a ressaca do fenômeno. No caso, os ventos teriam atingido velocidade de até 100km/h.

7 - O que é terremoto?

Terremoto é uma vibração que ocorre na terra devido a deslocamento de rochas. Os terremotos mais fortes são ocasionados pelo movimento das placas tectônicas.



8 - Como um terremoto pode ocasionar um tsunami?

Para que um terremoto ocasione um tsunami, é preciso que o epicentro do tremor esteja localizado no mar, e a magnitude deve ser acima de 7 pontos na escala Richter. Além disso, o movimento das placas tectônicas que originar o terremoto precisa ser reverso ou normal.

9 – O que são os movimentos reverso e normal?

Estes são os movimentos em que uma placa tectônica afunda ou emerge da lava do manto terrestre. Este movimento provoca grande deslocamento de água, podendo causar tsunamis e terremotos.

10 – Que outros fenômenos podem causar tsnumis?

vulcões e o movimento das placas tectônicas ou até mesmo o deslizamento de grandes placas de gelo e rocha, ou ainda, eventos meteorológicos extremos e meteoritos.



11 - O que é um tsunami, afinal?


O termo “maremoto” está em desuso, tendo sido substituído por “tsunami”. Ele era entendido como um tremor nas placas tectônicas que se encontravam no fundo do mar, ocasionando ondas gigantes. Hoje, sabe-se que este tremor trata-se de um terremoto com foco no oceano. Para que não houvesse confusão entre os fenômenos, o termo “tsunami” passou a designar a chamada “onda gigante”.

12 – E maremoto?

O termo “maremoto” está em desuso, tendo sido substituído por “tsunami”. Ele era entendido como um tremor nas placas tectônicas que se encontravam no fundo do mar, ocasionando ondas gigantes. Hoje, sabe-se que este tremor trata-se de um terremoto com foco no oceano. Para que não houvesse confusão entre os fenômenos, o termo “tsunami” passou a designar a chamada “onda gigante”.

13 – Que outros fenômenos podem ser entendidos como desastres naturais?

Também são desastres naturais deslizamentos de terra, erupções vulcânicas, tempestades de granizo, alagamentos e seca.

14 - O Rio Grande do Norte está sujeito a abalos sísmicos?

Em todo o Brasil, a área de maior periculosidade para tremores de terra é a bacia potiguar, que vai do Rio Grande do Norte ao Ceará. É por isso que são comuns tremores no estado, em especial na região de João Câmara, Poço Branco e Taipu. A causa dos fenômenos é uma falha geológica, que é uma rocha onde se observam deslocamentos paralelos de blocos em relação a uma extensão vizinha que não se move (denominada "fratura").

15 - A atividade humana agrava os desastres naturais?

Sim, a atividade humana pode agravar estes fenômenos ou mesmo induzí-los. Em caso de desmatamento ou queimada, por exemplo, uma área fica mais sujeita a deslizamentos de terra, uma vez que não possui mais sua vegetação natural. Em casos de chuvas fortes, se uma cidade não tiver um bom sistema de escoamento de água, a probabilidade de inundação aumenta.

16 - O aquecimento global pode ser encarado como um desastre natural?

O aquecimento global em si não se configura como um desastre natural, mas as consequências causadas por ele sim. Com o derretimento das calotas polares, por exemplo, o nível do mar subiria, deixando boa parte da população que vive em áreas costeiras desabrigada.



17 - Existe alguma coisa que se pode fazer para suportar ou evitar esses fenômenos?

Atualmente fala-se muito em desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos várias iniciativas surgiram na tentativa de evitar desastres naturais. Tanto há uma maior preocupação com as questões ambientais, de modo a evitar fenômenos menores como enchentes, quanto a tecnologia está cada vez mais avançada na área. O Japão, por exemplo, que está localizado em uma região com grande incidência de terremotos, tem seus prédios adaptados para não ceder com os tremores de terra.

18 - O que são os chamados refugiados ambientais?

Uma pessoa pode fugir de seu país de origem por vários motivos, como raça, cor, religião ou opinião política. Os refugiados ambientais nada mais são que aqueles que deixam seu país em razão de um desastre ambiental.

19 - Existe alguma legislação específica para refugiados ambientais?

Não. Existe apenas a legislação básica para refugiados, mas não há nada direcionado aos refugiados ambientais.

20 - Que grandes catástrofes ambientais marcaram a década?

É preciso lembrar do tsunami na Ásia em 2004, que deixou quase 250 mil mortos. O acontecimento foi um marco para a questão da preocupação ambiental. Nos últimos tempos, o terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, também espalhou uma onda de destruição. Ainda este ano, o Chile e o Japão também sofreram com terremotos.