*A juíza Sandra Elali foi eleita como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nesta quarta-feira (28). De acordo com o TJRN, a magistrada foi escolhida seguindo o critério da promoção por antiguidade. Nesse processo, a promoção ao cargo acontece com base no tempo de serviço, ou seja, quanto mais tempo a pessoa trabalhou no Tribunal, maior a chance de ser promovida. Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Direito Processual Civil e Penal, Sandra Elali vai ser a 8ª mulher a ocupar o cargo de desembargadora no TJRN. A vaga ficou aberta devido a morte do desembargador Virgílio Macêdo Júnior, que tinha 64 anos, no último dia 14 de julho. Além da função como magistrada, a juíza também atua como professora na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte e desempenha o papel de Conselheira Pedagógica na mesma instituição. Aliado a isso, é membro do corpo editorial da Revista do Tribunal de Justiça do Estado.
*O helicóptero Potiguar 01 auxilia nas buscas pelos assassinos do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), e do seu pai, Sandi Alves de Oliveira, mortos na manhã desta terça-feira (27). Em nosta, divulgada nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) afirmou que, além da aeronave, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) está no município. De acordo com a SESED, a equipe do CIOPAER está utilizando um caminhão tanque abastecedor e uma viatura em apoio às buscas e diligências que vêm sendo realizadas na região. A pasta afirmou que a aeronave, junto com a Polícia Militar e Polícia Civil, está trabalhando para localizar os criminosos responsáveis pelo duplo homicídio em João Dias.
*Pelo menos oito suspeitos participaram do assassinato a tiros do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), e do seu pai, Sandi Alves de Oliveira, na manhã desta terça-feira (27). As informações foram repassadas pelo capitão Júlio Batista, comandante da companhia da Polícia Militar que atua em Alexandria e tem auxiliado nas diligências para elucidar o crime. Ele disse ainda que os suspeitos estavam em dois veículos quando surpreenderam o prefeito e seu pai no bairro São Geraldo, num local afastado do centro de João Dias. Cápsulas de pistola e espingarda calibre 12 foram encontradas no local do crime. Um dos veículos usados pelos bandidos foi encontrado parcialmente queimado numa estrada carroçável. Segundo o delegado Alex Wagner, que coordena as ações por parte da Polícia Civil, o outro veículo foi abandonado na zona rural de Antônio Martins e encontrado na noite desta terça-feira (27). A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou que mobilizou equipes da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos. Os policiais realizaram diligências pelas cidades próximas a João Dias, e também na divisa com o estado da Paraíba. Os policiais fizeram diligências na região durante a noite desta terça-feira (27). Dois homens foram presos, mas, até o momento, não havia a confirmação de que eles são suspeitos relacionados ao assassinato do prefeito.
*A Amazônia registrou 1.442 queimadas no domingo e 1.988 na segunda-feira, totalizando 3.430 nos dois dias. Os dados equivalem a 1,19 queimada por minuto. No acumulado do ano, até a segunda, o bioma soma 52.104 focos de calor, o que representa aumento de 81% ante os 28.787 contabilizados no mesmo período de 2023. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Brasil tem registrado problemas recentes em várias regiões, com nuvens de fumaça se espalhando por vários estados. Além das situações localizadas, como grandes queimadas em São Paulo e registros em biomas como Cerrado e Pantanal, a fumaça pode ter influência dos incêndios no Norte do país. Os últimos dias fazem parte de quase uma semana em que o fogo está em alta na Amazônia. Na quarta-feira (21/8), houve 1.635 queimadas. Na quinta, o número caiu para 924. No entanto, depois disto, acelerou novamente. Os satélites do Inpe identificaram 1.659 pontos com fogo e no sábado houve 1.265 deles.
*Partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT não vê o peso que tem a nível nacional se refletir nas pesquisas eleitorais realizadas nas principais cidades brasileiras. Petistas estão fora da liderança em todas as capitais, segundo os levantamentos da Quaest e do Datafolha. A fim de compensar a dificuldade, a aposta está em cidades populosas fora dos grandes centros. Em 2020, a sigla não conquistou uma capital sequer — algo até então inédito. Apesar do cenário adverso, o PT ainda nutre esperanças em locais como Fortaleza, Teresina e Porto Alegre, mas as sondagens mostram que o desafio é grande. Fora das capitais - Para driblar a falta de candidaturas competitivas em capitais, o PT busca reforçar campanhas em outras cidades populosas de estados como Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. A estratégia é investir em municípios com mais de 100 mil habitantes.
*O patamar elevado dos juros é a segunda maior causa para os brasileiros não quitarem as suas dívidas neste ano, ficando atrás somente do desemprego, conforme pesquisa divulgada pela plataforma Acordo Online. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados apontaram a falta de trabalho como motivo para inadimplência. As taxas de juros foram citadas por 18%, enquanto o descontrole financeiro foi a razão de 14%. Olhando a série histórica, o peso dos juros no orçamento das famílias fica mais evidente. Enquanto a problemática do mercado de trabalho recuou, a da Selic elevada subiu. Em 2023, 41% da população justificava o desemprego como razão para não quitar as dívidas, enquanto o cenário de juros afetava 17%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário