*A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentou ao STF nessa terça-feira (20/8) uma queixa-crime contra a deputada federal Erika Hilton, do PSol de São Paulo. A mulher de Jair Bolsonaro acusa a parlamentar, líder na Câmara da federação formada por PSol e Rede, dos crimes de calúnia e difamação. Michelle pediu na ação que a deputada seja condenada pelos dois delitos e obrigada a pagar uma indenização de R$ 15 mil a ela. As alegações de Michelle miram a publicação no X (antigo Twitter) em que Erika Hilton criticou a concessão do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama, em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, em março de 2024. Na ocasião, Erika escreveu que “não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez”. A deputada fez referência ao episódio em que um cão, que já tinha dono, foi encontrado no Palácio do Planalto e adotado pela primeira-dama. Ele acabou sendo devolvido ao tutor poucos dias depois. Antes de processar a deputada, os advogados de Michelle haviam pedido a ela explicações sobre suas declarações, também por meio do STF. Erika Hilton respondeu que fez a publicação para “demonstrar a falta de razoabilidade” da concessão do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama.
*O líder venezuelano, Nicolás Maduro, acusou na segunda-feira (19) a líder da oposição, María Corina Machado, de ter um pacto com o diabo e com o dono do X, o bilionário Elon Musk. Os ataque de Maduro contra Machado ocorrem em meio à disputa sobre quem ganhou a eleição presidencial venezuelana — a autoridade eleitoral, controlada por Maduro, afirma que o político bolivariano foi reeleito; visão contestada tanto pelo candidato da oposição Edmundo González quanto por uma série de autoridades mundiais e pelo Carter Center, o principal observador eleitoral que acompanhou o pleito. “Não deixo a política ao ego de um indivíduo que acredita ser sobrenatural e faz pactos satânicos com Elon Musk e a igreja satânica de Detroit, como faz María ‘violência’ Machado (referindo-se à líder da oposição María Corina Machado). Não depende de uma pessoa, de um ego ou de um pacto satânico”, afirmou Maduro no lançamento de uma consulta à população para o desenvolvimento de projetos regionais.
*A empresa DTA Engenharia começou a instalar nesta terça-feira (20) os primeiros equipamentos para realizar a obra da engorda da Praia de Ponta Negra. A vencedora da licitação iniciou a montagem da tubulação necessária para anexar a draga e a sinalização marítima. A draga em si deverá chegar a Natal nos próximos dias. “Com essa primeira etapa finalizada, partiremos para os serviços no aterro, mas isso até a primeira semana de setembro. Depois da obra iniciada, faremos tudo em até 95 dias, com mais de 11 mil metros por dia de areia jorrada para a beira da praia e no final com mais de 1 milhão de metros cúbicos colocados na praia”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes. No último dia 13, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) atualizou a licença emitida em 23 de julho e permitiu que a obra da engorda seja iniciada imediatamente. As 83 condicionantes previstas na primeira licença permanecem no documento, mas a prefeitura ganhou mais tempo para juntar relatórios complementares.
*A Eli Lilly anunciou nesta terça-feira, 20, que os dados preliminares de um estudo em estágio final mostraram que seu medicamento para perda de peso reduziu significativamente o risco de progressão para diabetes tipo 2 entre adultos com pré-diabetes e obesidade ou sobrepeso. Em nota, a farmacêutica americana afirma que os resultados derivam de uma pesquisa de três anos para avaliar a eficácia e segurança de uma dose semanal de tirzepatide, ingrediente da injeção Zepbound e do medicamento para diabetes Mounjaro. O levantamento foi conduzido com 1.032 adultos com pré-diabetes e obesidade ou sobrepeso. Segundo a Eli Lilly, a aplicação do medicamento em tratamento de longo prazo conseguiu “reduzir significativamente” o risco de progressão para diabete tipo 2, em 94%. Além disso, o medicamento também levou a uma redução significativa do peso em uma média de 15% a 22,9%, dependendo da dosagem, em comparação com a redução de 2,1% em pacientes que receberam placebo. No entanto, pacientes que abandonaram o tratamento com tirzepatide após um período de 17 semanas voltaram a ganhar peso e a ampliar riscos de progressão para diabetes tipo 2. Contudo, esses participantes ainda mantiveram 88% menos probabilidade de desenvolver a doença, em comparação aos adultos que tomaram o placebo.
*A jornalista Rachel Sheherazade perdeu mais de 100 mil seguidores nas últimas 24 horas, depois de enviar uma indireta no Instagram por não se posicionar sobre a morte de Silvio Santos, seu ex-patrão. Cobrada pelos internautas sobre emitir uma mensagem de pesar pelo falecimento do dono do SBT, que morreu no último sábado (17), a apresentadora da Record TV publicou apenas uma foto de uma ovelha com os dizeres: “É um privilégio não se encaixar”. Quando a publicação foi ao ar, nesta segunda-feira (19), Sheherazade tinha 4,1 milhões de seguidores. Nesta terça (20), o número estava em 4 milhões e muitas mensagens críticas tinham sido postadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário