04/08/2024

'QUERO DIZER AO MUNDO QUE SOU MULHER E CONTINUAREI SENDO MULHER' - DIZ BOXEADORA ACUSADA DE SER TRANS

Boxeadora acusada de ser trans finalmente vem à público e rompe o silêncio

A pugilista Imane Khelif, da Argélia, acusada de ser trans, pronunciou-se pela primeira vez após a controvérsia relacionada ao seu sexo biológico. A atleta, que já foi reprovada em um teste de gênero por apresentar cromossomos XY, reafirmou sua identidade feminina.

"Quero dizer ao mundo inteiro que sou mulher e continuarei sendo mulher. Dedico essa medalha ao mundo e a todos os árabes, e digo a vocês, vida longa à Argélia", declarou Khelif após derrotar a húngara Anna Luca Hamori nas quartas de final do boxe.

Com essa vitória, a boxeadora já garantiu, no mínimo, a medalha de bronze.

A controvérsia envolvendo a lutadora argelina começou quando o Comitê Olímpico Internacional autorizou sua participação nas Olimpíadas, mesmo após ela ter sido reprovada em um teste de gênero que revelou cromossomos XY e níveis elevados de testosterona.

Na sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, Khelif enfrentou a italiana Angela Carini, que abandonou o ringue após 46 segundos, alegando ter recebido um soco muito forte. Na próxima terça-feira (6), Khelif enfrentará uma pugilista tailandesa.

Nenhum comentário: