03/05/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Os jornais o Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo não deixaram passar a baixa adesão de manifestantes no ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de Maio, Dia do Trabalhador. Para os periódicos, a imagem deixa claro que o evento foi um “fiasco”, que a esquerda “perdeu as ruas”, e que a agenda política do PT se encontra “tão vazia” quanto sua “minguada plateia”. No editorial intitulado A Imagem do Fracasso, o Estadão classificou como “histórica” e “constrangedora” a imagem de Lula discursando para um “punhado de gatos-pingados” no estacionamento do estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Na avaliação do veículo de imprensa, o episódio atesta que o presidente “não consegue se conectar com os trabalhadores do século 21”.



*Às vésperas da sessão que vai analisar seus vetos a projetos aprovados por deputados e senadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou, mais uma vez, consertar a articulação do Palácio do Planalto com o Congresso. Lula chamou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para uma conversa na noite desta quinta-feira (2), no Palácio da Alvorada, e prometeu selar um armistício entre ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A primeira parte da reunião foi só entre Lula e Pacheco e durou cerca de uma hora. Depois se uniram a eles os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Renan Filho (Transportes). O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF) também chegaram para o jantar.


*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta quinta-feira (2) visitando algumas das cidades atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Ao chegar em Santa Maria, o petista fez um comentário sobre futebol, no lugar de falar sobre o estado de calamidade pública que visualizou. – Estou torcendo pelo Grêmio e pelo Internacional – disse Lula. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 54 municípios foram afetados com as enchentes. No total, mais de 71 mil pessoas foram impactadas, entre elas 4,6 mil foram para abrigos, 10,2 mil estão desalojadas, 60 pessoas estão desaparecidas, 36 estão feridas e 29 pessoas morreram.


*O trecho do vídeo em que o pastor Lucinho Barreto, da Igreja Batista da Lagoinha, fala sobre ter beijado a filha na boca passou a ser investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, em Belo Horizonte, da Polícia Civil de Minas Gerais nesta sexta-feira (3). "A Polícia Civil esclarece que os fatos estão sendo apurados pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente em Belo Horizonte", diz a nota da Polícia Civil. Até o momento, a entidade não pode divulgar mais informações. O trecho passou a circular nas redes sociais na última quinta-feira (2), em que usuários do Instagram e X (antigo Twitter) passaram a destacar que a fala faz alusão a violência sexual, incesto e pedofilia. Emily Barreto, filha de Lucinho, usou seu Instagram para fazer um pronunciamento em defesa do pai (veja mais abaixo). Nesta sexta-feira (3), o pastor também se pronunciou por meio do Instagram, afirmou se trata de um "comentário brincalhão", que beijo foi "puro e inocente". Ele também afirma que o trecho foi divulgado de forma descontextualizada e que fala foi feita em uma pregação com mais de mil homens. "Fiz o comentário a respeito da minha filha naquele vídeo. Haviam mil homens, era uma reunião de homens, e estava falando para eles da necessidade de levantar a autoestima dos filhos, que hoje tem sido muito atacados nessa área. [...] Odeio tudo que tem a ver com pedofilia e abuso infantil. Acho que criança não namora."


*O vereador Douglas Gomes (PL-RJ), da Câmara Municipal de Niterói (RJ), apresentou um pedido para derrubar uma homenagem aprovada pela Casa no último dia 16 de abril em favor do cantor Johnny Hooker, conhecido por ter dito que “Jesus é travesti e bicha”. Ao solicitar a revogação, o parlamentar disse que o trâmite da homenagem não seguiu as regras do regimento da Câmara. A honraria aprovada em favor de Hooker foi o Título de Cidadão Niteroiense, que é entregue a pessoas naturais de outras cidades, estados ou países, que “tenham reconhecidamente prestado serviços ao município, ao estado, à União, à democracia ou à causa da humanidade”. A homenagem foi apresentada pela vereadora Benny Briolly (PSOL-RJ).

Nenhum comentário: