25/05/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Neste sábado (25), Lula (PT) inaugurou obras na rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. A contratação ocorreu no governo de Jair Bolsonaro (PL), encabeçada pelo então ministro da Infraestrutura e hoje governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Tarcísio recusou o convite feito pelo petista para participar da cerimônia deste sábado. A solenidade teve início às 10h. O cerimonial contratado pelo governo federal chamou o governador de São Paulo para subir ao palanque de Lula e ministros de Estado. Ainda que ausente o governador do estado, Lula estará acompanhado por uma série de autoridades. Entre elas estarão o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, bem como ministros como Rui Costa, responsável pela Casa Civil, Renan Filho, encarregado dos Transportes, Jader Filho, à frente das Cidades, Fernando Haddad, incumbido da Fazenda, Luiz Marinho, no comando do Trabalho e Emprego, Márcio França, liderando a área de Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Paulo Teixeira, à frente do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Alexandre Padilha, responsável pela Secretaria de Relações Institucionais.


*O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, enviou uma nota ao UOL criticando a reportagem das colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo sobre estratégia adotada pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, a matéria 'Defesa matou chance de Bolsonaro concorrer em 2026, dizem ministros do TSE' seria mentirosa. "Sob o manto do sigilo de fonte a jornalista inventou fatos e versões", diz a nota, que não aponta qual informação o ministro considera equivocada. Apesar da declaração do ministro, o UOL reitera a veracidade do conteúdo da reportagem, que contou com apuração junto a ministros que integram a corte eleitoral.


*O número de mortes confirmadas por dengue no Brasil em 2024 ultrapassou a marca de 3 mil pessoas. De acordo com os dados atualizados do Painel de Arboviroses, do Ministério da Saúde, até esta sexta-feira (24) eram 3.038 mortes em decorrência da doença. A quantidade já é quase três vezes maior do que o ano passado inteiro, quando foram registrados 1.179 óbitos. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o número de casos confirmados em 2024 é de 5.213.564 até esta sexta. Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta era de que, em 2024, o país registrasse, 4,2 milhões de casos. Ou seja, ainda antes do final do mês de maio o número já foi ultrapassado. O estado com o maior número de mortes neste ano é São Paulo, com 812 óbitos até esta sexta. Na sequência, aparecem Minas Gerais, com 525 mortes; Paraná, com 372; e Distrito Federal, com 365. Por outro lado, os estados do Norte e Nordeste, com exceção da Bahia, são aqueles com os números mais baixos de mortes confirmadas, com destaque para Acre e Roraima, que não tiveram óbitos por dengue em 2024.


*“Israel continua matando mulheres e crianças”, diz Lula um dia após corpo de brasileiro morto pelo Hamas ser recuperado por tropas israelenses. Em discurso neste sábado (25/5) presidente criticou novamente mortes de civis causadas pela operação militar de Israel em Gaza. “Quero pedir a vocês uma solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do governo de Israel, que continua matando mulheres e crianças”, disse. Lula também disse que o povo não deve se calar diante de “aberrações”. A declaração foi feita durante a inauguração de obras viárias na Rodovia Presidente Dutra (trecho da BR-116), em Guarulhos (SP). O assassinato do brasileiro Michel Nisenbaum não foi citado em discursos do presidente, que lamentou a morte em suas redes sociais.


*Um suspeito de assassinar o policial penal do Rio Grande do Norte Carlos Eduardo Nazário, 49 anos, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva em São Sebastião de Lagoa de Roça, na Paraíba, nessa sexta-feira. O assassinato ocorreu no dia 17 de março do ano passado, no município de São Gonçalo do Amarante. A prisão do suspeito foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), em ação conjunta com a Divisão de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP/Natal). O policial penal foi morto a tiros em um atentado realizado por dois criminosos. O crime ocorreu em meio aos ataques criminosos de março do ano passado no RN. Carlos Eduardo Nazário ainda foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima foi atingida com três tiros no braço, na perna e no tórax.


*Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 49,6% dos brasileiros reprovam o governo Lula. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 24. O porcentual de aprovação é de 46,2%, e 4,2% não souberam responder ou não opinaram. A pesquisa ainda mostrou que 70,6% dos entrevistados não souberam citar “obras, medidas administrativas nem benefícios à população realizados pelo Governo do Presidente Lula até o momento”. O índice é levemente menor do que em março, quando 73,4% dos entrevistados não souberam fazer nenhuma referência a medidas do governo Lula. Quando a pergunta foi “a administração do presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima”, os porcentuais de “ótima” e “boa” somam 31,9% e os de “ruim” e “péssima” chegam a 41,1%.

Nenhum comentário: