12/05/2024

DEPUTADA ACIONA MINISTÉRIOS PARA APURAR AMEAÇAS DE MORTE CONTRA CACIQUE DE TRIBO NO LITORAL POTIGUAR

Cacique relata ameaças de morte e Natália aciona ministérios para apurar o caso

O cacique Luiz Katu, da Aldeia Katu, no litoral Sul potiguar, usou as redes sociais nesta semana para denunciar que vem recebendo ameaças de morte e tentativas de intimidação por denunciar uma suposta ação ilegal do agronegócio e extração proibida de madeira na região.

Segundo o cacique, nesta semana dois homens invadiram a casa do seu irmão acreditando que o cacique morava no local. Como não o encontrou, a dupla saiu do Liderança indígena afirmou que dois homens invadiram casa de seu irmão acreditando que cacique morava no local Ronald Pereira e Robson Calixto Fonseca, o Peixe, foram denunciados, na quinta- -feira 9, por envolvimento com supostos mandantes do crime.

Os homens ainda não foram identificados. “Tenho sofrido ataques, intimidações, formas de cooptação e tentativas contra a minha vida, para me calar e não continue denunciando os atos criminosos contra a nossa floresta. Não vou me calar, continuo na resistência”, afirmou o cacique, acrescentando que não ceder às tentativas de intimidação.

O cacique afirmou que registrou a ocorrência na Polícia Civil e cobrou providências. Após a denúncia, a deputada federal Natália Bonavides (PT) informou nesta sexta-feira 10 que acionou os ministérios dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas para que as duas pastas do Governo Federal acompanhem de perto do caso das ameaças à liderança indígena.

Natália declarou, ainda, que entrou em contato com o cacique e providenciou a denúncia do crime às autoridades.

“É absurda essa situação enfrentada pelo cacique Luiz Katu. Estamos ao lado dele nessa luta. Além de ser uma questão de defesa dos povos indígenas é também uma defesa dos nossos recursos naturais. Em um momento que enfrentamos essa imensa catástrofe no Rio Grande do Sul, pessoas como o cacique Katu, que defendem a preservação do meio ambiente, recebem esse tipo de ataque por causa dessa atuação”, declarou a parlamentar do RN.

Agora RN

Nenhum comentário: