30/03/2024

INCOMPETÊNCIA AMERICANA: SUB-15 DO AMÉRICA PERDE POR WO DENTRO DA 'ARENA AMÉRICA'

América-RN perde por WO em estreia no Campeonato Potiguar Sub-15

O América-RN perdeu por WO na estreia do Campeonato Potiguar Sub-15. Na manhã deste sábado, a equipe rubra não compareceu ao confronto contra o Monamy, que foi declarado vencedor. O detalhe: o jogo seria realizado na Arena América, em Parnamirim.

De acordo com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, o América não conseguiu registrar os jogadores para a estreia. Nove atletas ainda estão vinculados ao clube, com registro ativo, mas não fazem parte do elenco atual.

Com a ausência do América, o árbitro José Alexandre Silva Neto encerrou o jogo com vitória do Monamy.

- Tenho 25 anos de base e nunca passei por um constrangimento desse. Um campeonato com 16 equipes, inédito no Rio Grande do Norte, e a gente se depara com um WO dentro da Arena América - comentou Bruno Xavier, técnico do Monamy e filho de um dos maiores ídolos da história do América-RN, Hélcio Xavier.

- Tive a honra de trabalhar por 17 anos na instituição América e nunca passei por uma situação dessas, e hoje a gente vê um WO. Parece mentira, estou sem acreditar. Não entendo como um clube centenário não tenha competência de registrar seus atletas e trazer para campo. A gente veio na intenção de jogar - completou.

Os familiares dos jogadores do Monamy também não tiveram autorização para entrar na Arena América.

- Vieram familiares de Guamaré, de Várzea, de Monte Alegre, e tiveram que ficar fora do estádio, porque não teve público. Acho isso um absurdo. Estamos trabalhando com adolescentes, um trabalho de formação, e acontecer isso realmente é triste - contou Bruno.

América-RN e Monamy fazem parte do Grupo B do Campeonato Potiguar Sub-15, que ainda tem Estrela Potiguar, Globo, Natal, Potiguar de Mossoró, Potyguar Seridoense e Santa Cruz de Natal.

Posicionamento do América-RN

O América-RN emitiu nota oficial sobre o caso às 11h45 deste sábado. Veja abaixo:

"O América Futebol Clube SAF vem a público esclarecer o ocorrido na manhã deste sábado (30).

O clube pretendia disputar as primeiras rodadas do Campeonato Potiguar Sub-15 no campo do CT Dr. Abílio Medeiros, inclusive reformando vestiários para a visitantes e arbitragem.

Entretanto, na terça-feira (26), a FNF informou ao América que, após contato com os demais clubes e por limitações técnicas, que não seria possível realizar o jogo no local.

Devido ao curto intervalo de tempo para a transferência da partida para o Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha (Arena América), com o objetivo de viabilizar, inclusive, a presença de convidados, e o conflito com compromissos do elenco profissional, o América informou previamente sua posição pela remarcação da partida à FNF e ingressou com ação junto ao TJD-RN, solicitando que a partida contra a Associação Cultural e Esportiva Monamy, pela primeira rodada do Campeonato Potiguar Sub-15, acontecesse a partir de quarta-feira (03).

O TJD-RN alegou não ter competência para julgar a solicitação e remeteu à FNF, que deve apreciar na segunda-feira (01).

Neste sábado (30), logo ao chegar à Arena América, a equipe de arbitragem foi informada da situação pelo clube e anexou o documento à súmula da partida.

América Futebol Clube SAF".

Nenhum comentário: