Novembro: Ciclones e terremotos devastam vários países
Eventos climáticos mataram mais de 200 pessoas apenas no mês de novembro. Tempestades, ciclones e terremotos deixam rastro de destruição em vários países na América Central, Europa e Ásia.
O ciclone Ciarán passou pela Europa nos primeiros dias de novembro, deixando 12 mortos e muitos prejuízos. Metade daquele continente foi atingido de alguma forma, como a falta de eletricidade na França, incêndio florestal na Espanha e muitos feridos.
O Ciarán foi o ciclone extratropical mais forte dos últimos tempos na Europa Ocidental. Sobre as mortes, duas foram registradas na França, duas na Bélgica, uma na Espanha e uma na Holanda, e outras seis na Itália.
O México também foi abalado pelo furacão Otis, ciclone que deixou 46 mortos e 58 desaparecidos. Iniciado no nos últimos dias de outubro, o furacão devastou a cidade paradisíaca de Acapulco, nos estado de Guerrero.
No dia 4 de novembro, o Nepal e parte da Índia sofreram com um terremoto de 6,4 graus de magnitude. O abalo deixou 153 mortos, mais da metade deles crianças, e deixou mais de 150 feridos.
Na última segunda (6), dois dias depois, um novo tremor, desta vez de 5,3 graus, passou muito perto da região atingida anteriormente. Não houve mortes confirmadas neste segundo terremoto.
Já nesta sexta (10), a República Dominicana foi sacudida por um terremoto de 5,1 graus, cujo epicentro foi registrado a 7 quilômetros do município de Castañuelas, na província de Montecristi, no noroeste do país. Até o momento, não há relatos dos danos físicos e materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário