18/08/2023

SIGILOS DE BOLSONARO E MICHELLE SÃO 'QUEBRADOS' POR MORAES

Moraes autoriza quebra de sigilos de Bolsonaro e Michelle

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira, 17, a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da mulher dele, Michelle Bolsonaro, informaram os portais G1 e UOL.

A medida ocorreu depois de uma operação na semana passada contra um suposto esquema de desvio e venda no exterior de presentes recebidos em missões oficiais — como os conjuntos de joias vindos da Arábia Saudita.
Polêmicas

A decisão de Moraes ocorreu no mesmo dia da publicação de reportagem da revista Veja, na qual o advogado Cezar Bittencourt, que atua na defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro durante os quatro anos de governo, afirmar que Cid vai confessar a venda de joias nos Estados Unidos. A ordem teria partido de Bolsonaro.

Moraes agiu ainda no mesmo dia em que o hacker Walter Delgatti Neto acusou Bolsonaro de pedir uma invasão às urnas eletrônicas e assumir a autoria de um grampo com Moraes, sob a garantia de receber um indulto, caso preso.

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro preso

Preso desde maio por supostamente fraudar cartões de vacinação de sua família, além do documento de Bolsonaro, Cid vem sendo pressionado a falar o que sabe.

Mais cedo, Moraes autorizou também um pedido de cooperação internacional feito pela Polícia Federal (PF). A PF solicitou aos Estados Unidos a quebra de sigilo bancário das contas dos investigados no caso das joias presenteadas pela Arábia Saudita, na Flórida.

A PF suspeita que as contas no exterior foram usadas para recebimento de valores das vendas de presentes de alto valor recebidos por agentes públicos brasileiros de autoridades árabes.

Revista Oeste

Nenhum comentário: