05/08/2023

COM DESAFIOS FORA DE CASA ABC E AMÉRICA BRIGAM CONTRA O REBAIXAMENTO

Na briga contra o rebaixamento, ABC e América terão desafios fora de casa

Em divisões diferentes, ABC e América agora possuem um objetivo em comum: escapar do rebaixamento. 

Neste domingo (04), a dupla potiguar enfrentará rivais alvinegros fora de casa. Ás 11h, o alvirrubro enfrenta o Figueirense (SC) no estádio Orlando Scarpelli pela Série C e às 18h, o Elefante encara o Ceará no estádio Castelão, em partida válida pela segunda divisão nacional. Se os visitantes estão em situações semelhantes, a dupla mandante destas partidas vivem situações opostas: o "Vovô" mira o G-4 e o "Figueira" busca se afastar da Z-4.

Ceará: inconstante em casa

O time cearense não tem aproveitado tão bem o seu mando de campo na Segundona. De suas sete derrotas na Série B, o Ceará perdeu quatro em casa. No Castelão, o time venceu outras quatro. Considerando as derrotas, os piores resultados foram diante do Guarani (derrota por 3 a 0 com um jogador a menos) e Novohorizontino (também por 3 a 0). Em todas as derrotas dentro de casa, o Ceará sofreu pelo menos dois gols.

Mas se as derrotas tem aparecido nesta campanha, o clube cearense tem suas virtudes. Com sete gols, o atacante do Ceará, Erick, o artilheiro do time e também o quarto maior artilheiro da Segundona nesta temporada. Além dele, os centroavantes Vitor Gabriel (quatro gols), Nicolas (três gols) e o meia Jean Carlos (dois gols) são outros dos artilheiros do clube na competição. Na décima colocação, o Ceará está a oito pontos do G-4, com oito vitórias, seis empates e sete derrotas. O time marcou 22 gols e sofreu a mesma quantidade.

Contra o Guarani, time que enfrentou na última rodada, o Ceará fez uma partida de poucas oportunidades. Suas melhores oportunidades foram criadas em chutes de fora da área. Quanto ao trabalho com a bola, o time comandado pelo técnico Guto Ferreira tentou encaixar transições rápidas e passes rápidos na entrada da área em momentos jogo, mas pouco criou dessa forma.

Na defesa, o time deixou espaços (durante o segundo tempo) na falha de transições defensivas. O clube teve um jogador expulso na segunda etapa.

Figueirense: mandante que sofre em casa

Assim como o alvinegro cearense, o Figueirense também não consegue aproveitar o mando de campo em todas as partidas. O clube perdeu três jogos e venceu outros três nas oito partidas que disputou em casa. Em comum com o Ceará, a equipe catarinense tem outro dado: nessa Série C, o time marcou e sofreu 13 gols. O clube está a cinco jogos sem vencer.

Levando em consideração seu último confronto, contra o Amazonas em casa, o Figueira criou suas melhores chances através de cruzamentos pelos lados direito e esquerdo. Além disso, contou com a movimentação do jogador Guilherme Pato para ter um maior volume de jogo e criar boas jogadas pelo fundo. Porém, além dos erros de passe e da falha na transição defensiva em alguns lances do segundo tempo, o Figueirense também sofreu com o mesmo recurso pelo qual era mais perigoso. As melhores chances (e o gol do Amazonas) ocorreram na bola aérea. Com 17 pontos, o time catarinense está a dois pontos da zona de rebaixamento.

TN

Nenhum comentário: