26/07/2023

SÉRIE 'C': AMÉRICA PROCURA UM 'HOMEM-GOL'

América procura um “homem-gol” para os jogos restantes da Série C

Há quase um mês sem comemorar uma vitória (a última ocorreu contra o CSA no dia 28 de junho), o América deve boa parte desse jejum ao seu sistema ofensivo, que não tem funcionado bem dentro da Série C do Brasileiro. Em 14 rodadas já disputadas, os atacantes americanos balançaram as redes dos adversários apenas em quatro oportunidades. Dois desses gols foram assinalados por Rafinha, que por sinal recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá enfrentar o Paysandu no próximo domingo.

O caso que chama mais a atenção nesta espécie de “apagão ofensivo” é o de Wallace Pernambucano, jogador que terminou a temporada passada apontado como o melhor da Série D. O ano de 2022 foi mágico para o atleta e findou com o camisa nove comemorando três marcas muito importantes para sua jornada dentro do clube: a conquista do primeiro título nacional, a conquista do acesso para Série C após seis anos patinando na Série D e como o maior artilheiro do clube dentro da campanha histórica.

Mas quando as coisas não vão bem, a maré seca até para o herói alvirrubro, aquele jogador em que os torcedores depositam toda confiança e que aparece nos momentos mais difíceis para salvar o clube. Wallace, que iniciou 2023 brigando gol a gol pela condição de maior artilheiro do Brasil contra Cano (Fluminense) e Pedro (Flamengo), passou a viver uma seca grande desde o jogo contra o Potiguar, no dia 30 de março, quando marcou pela última vez dentro do Campeonato Estadual.

Depois desse dia, o jogador só conseguiu voltar a balançar a rede do adversário 44 dias depois, quando marcou o seu único gol na Série C e impediu que o time potiguar tomasse uma virada diante do Botafogo-PB, em plena Arena das Dunas. Naquele momento o torcedor pensou, inclusive, que o salvador estava de volta.

Mas os jogos foram se sucedendo, o então treinador Thiago Carvalho ganhou mais opções para o setor ofensivo, que tem se mostrado o calcanhar de Aquiles dos últimos técnicos alvirrubros. e o ídolo acabou perdendo sua posição de titular. Ainda assim, ele participou de 13 das 15 partidas realizadas dentro do Brasileirão.

Apesar de vir dando prioridade a uma formação base, o novo comandante americano indicou que além de Rafinha, fora do compromisso do final de semana por força do terceiro cartão amarelo, a equipe potiguar terá outras pequenas alterações diante do Paysandu. A ideia de Dado Cavalcanti é justamente colocar uma formação mais ofensiva, pois o encontro, do lado potiguar, está sendo encarado como uma verdadeira decisão. O jogo frente aos paraenses é um daqueles considerados chave para o América. O fato de ser mandante, dá uma carga de obrigação a equipe de buscar a vitória, visando facilitar, inclusive, a trajetória de fuga da zona de rebaixamento.

Com 14 pontos conquistados, vencendo os três confrontos que irá realizar na Arena das Dunas, o Alvirrubro vai atingir os 23 pontos, um patamar citado pelo site Chance de Gol, especializado em estatísticas, como suficiente para garantir a permanência de um clube na Série C. Neste caso, a probabilidade de escapar da degola bate a casa dos 99,5%. Por este motivo o duelo de domingo está sendo encarado como um dos mais importantes jogos da temporada para o representante local. Depois do Papão da Curuzu ainda vão passar pela Arena das Dunas, o Pouso Alegre e o Aparecidense. O maior desafio do técnico do América será escolher entre Álvaro, Wallace Pernambucano, Gabriel Silva, Gustavo Ramos, Frank, Renan Gorne e Paulinho o trio ou a dupla perfeita para furar a retranca do Papão.

TN

Nenhum comentário: