01/05/2023

SÉRIE C: CONHEÇA UM POUCO DA COMPETIÇÃO QUE COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (02)

Guia da Série C 2023: tudo sobre a competição, que começa nesta terça-feira

A Série C do Campeonato Brasileiro começará nesta terça-feira (02), com três partidas. A competição seguirá até 12 de novembro, dia em que será conhecido o campeão e já será sabido quais os quatro clubes que estarão na Série B do ano que vem, além dos quatro rebaixados para a última série do futebol brasileiro. O ge traz abaixo um guia completo da charmosa Terceirona.

Onde assistir aos jogos da Série C ao vivo

A Série C do Campeonato Brasileiro terá transmissão de todas as partidas pelo Nosso Futebol, Pay-Per-View que está na SKY e na Claro TV. A DAZN vai transmitir alguns jogos da competição por rodada.

Os 20 clubes

ALTOS

O Altos caiu na semifinal do Campeonato Piauiense e não deve ter grandes pretensões na Série C. Permanecer na Terceirona deve ser o objetivo mais factível. A equipe vai novamente ser comandada em campo pelo maior artilheiro da história do clube, Manoel, enquanto que, fora do campo, o comandante será Jerson Testoni.

AMAZONAS

O futebol amazonenense terá dois representantes na Série C. E o Amazonas é estreante na 3ª divisão nacional. O clube vem numa crescente e foi bem no estadual, conquistando o título. Pode surpreender na Série C.

AMÉRICA-RN

Depois de alguns anos na Série D do Campeonato Brasileiro, o América-RN volta para a Série C. Tradicional clube do Nordeste, o Mecão quer embalar em acessos seguidos e voltar à Série B. Mas o primeiro semestre foi bem irregular. Apesar de ter chegado à final do Campeonato Potiguar, o time não convence e já trocou de técnico. Leandro Sena saiu do comando do Alvirrubro, para a entrada de Thiago Carvalho, que estava no Caxias. O clube ainda discute internamente a possibilidade de se tornar uma SAF. Os conselheiros do América-RN já têm a proposta nas mãos, que colocaria o Dragão com o maior investimento da Série C deste ano.

APARECIDENSE

A Aparecidense teve um primeiro semestre de razoável para bom, caindo apenas nas semifinais do Campeonato Goiano. O clube terá novamente seu ídolo Alex Henrique no comando do ataque e deve ser um dos candidatos a buscar uma das oito vagas para a próxima fase da Terceirona.

BOTAFOGO-PB

Clube que está há mais tempo na Série C de maneira consecutiva, o Botafogo-PB deve mais uma vez lutar para permanecer. O time foi muito mal no primeiro semestre, saindo do Campeonato Paraibano com uma goleada por 5 a 1 para o Sousa, no jogo de volta da semifinal, e até agora está longe de convencer em campo. O treinador escolhido para comandar o Belo na Série C é Felipe Surian, que participou de uma profunda reformulação no elenco para a 3ª divisão.

BRUSQUE

Com um bom investimento na temporada, o Brusque chega para a Série C como um dos favoritos a avançar de fase e buscar o acesso. No Campeonato Catarinense, foi vice-campeão, perdendo o título para o Criciúma. O clube ficou com quatro atletas na seleção do campeonato do ge e chega com moral para a Série C. O time é comandado por Luizinho Neto.

CONFIANÇA

Outro clube que chega para a Série C com um bom investimento é o Confiança, que caiu da Série B no ano passado. Comandado por Vinícius Eutrópio, o clube chegou à final do estadual, mas acabou tendo um baque, perdendo os dois jogos da decisão para o Itabaiana e ficando com o vice. Na Série C, o Dragão deve buscar o acesso.

CSA

O CSA foi rebaixado para a Série C no ano passado, mudou de diretoria e tenta recuperar espaço no futebol brasileiro. O início do ano não foi bom. Não chegou às semifinais do Alagoano, caiu na primeira fase da Copa do Nordeste e promoveu uma reformulação no elenco entre março e abril. As mudanças surtiram efeito, e o time do técnico Vinícius Bergantin fez duas boas apresentações contra o Internacional, pela Copa do Brasil, perdendo em Porto Alegre por 2 a1, vencendo em Maceió pelo mesmo placar e sendo eliminado apenas nos pênaltis. Esses jogos aumentaram a confiança do elenco e da torcida em relação ao acesso para a Série B.

FIGUEIRENSE

O Figueirense tem na Série C a esperança de a temporada terminar melhor do que com começou. No Catarinense, o clube caiu nas quartas de final, e Cristóvão Borges foi demitido. O escolhido para buscar o acesso para a Série B é o técnico Roberto Fonseca.

FLORESTA

O Floreste é o único que chega para a Série C com o gostinho do acesso. Isso porque o clube estava na Série B do Cearense e conseguiu voltar à elite no primeiro semestre da temporada. Agora, vai disputar a Terceirona com a busca de se manter e, quem sabe, se tornar competitivo. O comandante para a Série C será Gerson Gusmão, campeão piauiense pelo River em 2023.

MANAUS

O outro representante do Amazonas é o Manaus, que chega para a Série C com menos pretensões do que nos anos anteriores. O clube caiu nas quartas de final do Campeonato Amazonense, fez uma grande reformulação e vai buscar a manutenção.

NÁUTICO

Um dos favoritos para o acesso é o Náutico, que, apesar de não ter tido um bom primeiro semestre, chega com moral para a Série C do Campeonato Brasileiro. O Timbu manteve Dado Cavalcanti no comando técnico e deve ter um dos maiores orçamentos do torneio.

OPERÁRIO-PR

O Operário-PR é um dos clubes que vai disputar a Série C por ter sido rebaixado na Série B do ano passado. O clube espera fazer o sempre almejado bate e volta. No Campeonato Paranaense, o time caiu nas semifinais para o Cascavel. Espera que a Série C seja a garantia de um ano bom.

PAYSANDU

O clube paraense é um dos favoritos ao acesso mais uma vez. Mas vai ter que conseguir traduzir o status em realidade, coisa que não vem acontecendo. O clube caiu na semifinal do estadual, no último final de semana, e também não teve bom desempenho na Copa do Brasil, entrando direto na terceira fase e sendo eliminado pelo Fluminense com duas derrotas por 3 a 0. Contudo, o time ainda disputa a final da Copa Verde contra o Goiás, sem data definida.

POUSO ALEGRE

Estreante na história da Série C, o Pouso Alegre foi vice-campeão da Série D no ano passado, mas não chega para a Série C no embalo. O clube vai comemorar bastante se conseguir se manter na Terceirona.

REMO

Outro clube favorito para o acesso é o Remo, comandado por Marcelo Cabo. O Leão segue em busca do título paraense, chega com um bom investimento para a Série C e deve lutar pela parte de cima da tabela, jogando no Baenão.

SÃO BERNARDO

O São Bernardo vem com moral após um bom Campeonato Paulista, onde caiu nas quartas de final para o Palmeiras, campeão estadual. O desafio tem sido manter o elenco para a Série C. Alguns jogadores, no entanto, saíram, visto que o time se destacou no estadual. Manter-se na C seria um objetivo cumprido.

SÃO JOSÉ - RS

A busca do São José-RS vai ser permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro, mas, claro, sempre mirando o G-8 para tentar a classificação. No Gauchão, o time não empolgou e saiu ainda na primeira fase.

VOLTA REDONDA

O Voltaço fez mais uma boa campanha no Campeonato Carioca e chega com favoritismo para avançar de fase na 3ª divisão nacional. O clube chegou às semifinais, ganhou um jogo do Fluminense no mata-mata, mas acabou levando uma goleada por 7 a 0 no jogo da volta. Rogério Corrêa foi mantido e comanda o clube na Série C.

YPIRANGA - RS

O clube gaúcho chegou às semifinais do estadual, saiu para o Grêmio nos pênaltis, e chega para a Série C mais uma vez com pretensões de avançar de fase e se aproximar do acesso.

Regulamento da Série C: como funciona?

Na primeira fase, os 20 clubes jogam entre si em partidas só de ida. De modo que 10 clubes jogam nove vezes em casa e 10 vezes fora de casa, enquanto os outros 10 jogam nove partidas fora de seus domínios e 10 em casa. Os oito melhores clubes ao fim das 19 rodadas da primeira fase avançam para a segunda fase.

Segunda fase: como funciona o quadrangular?

Após a primeira fase (chamada também de Grupo A), oito clubes avançam para dois quadrangulares distintos. O Grupo B será formado pelos 1º, 4º, 5º e 8º colocados da primeira fase. O Grupo C será composto pelos 2º, 3º, 6º e 7º colocados da fase inicial. Os clubes jogam dentro de seus grupos em partidas de ida e volta.

Quem sobe da Série C para a B?

Após as seis rodadas da segunda fase nos dois quadrangulares, as duas melhores equipes de cada grupo sobem para a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube que terminar na liderança do Grupo C ao fim da segunda fase encara o time que encerrar a fase na liderança do Grupo C na decisão da taça da Série C do Campeonato Brasileiro.

Quem subiu da Série C para a B em 2022?

No ano passado, ABC e Mirassol fizeram a decisão da Série C. O Mirassol foi campeão e o clube potiguar ficou com o vice-campeonato. Ambos subiram de divisão, ao lado de Botafogo-SP e Vitória, que caíram na segunda fase, mas conseguiram o acesso.

Campeões da Série C

1981 — Olaria
1988 — União São José
1990 — Atlético-GO
1992 — Tuna Luso
1994 — Novorizontino
1995 — XV de Piracicaba
1996 — Vila Nova-GO
1997 — Sampaio Corrêa
1998 — Avaí
1999 — Fluminense
2001 — Etti Jundiaí
2002 — Brasiliense
2003 — Ituano
2004 — União Barbarense
2005 — Remo
2006 — Criciúma
2007 — Bragantino
2008 — Atlético-GO
2009 — América-MG
2010 — ABC
2011 — Joinville
2012 — Oeste
2013 — Santa Cruz
2014 — Macaé
2015 — Vila Nova-GO
2016 — Boa Esporte
2017 — CSA
2018 — Operário-PR
2019 — Náutico
2020 — Vila Nova-GO
2021 — Ituano
2022 — Mirassol

Com informações do ge

Nenhum comentário: