22/04/2023

SÉRIE B: ABC TENTA REABILITAÇÃO DIANTE DO VITÓRIA-BA NESTE DOMINGO (23) NO FRASQUEIRÃO

Equilíbrio marca histórico do duelo entre ABC e Vitória

A receita para uma equipe brigar para acabar no G-4 da Série B indica como ingrediente obrigatório, vencer o maior número de jogos em casa. O ABC terá neste domingo de confirmar o ingrediente fundamental diante do Vitória-BA, onde os últimos confrontos apontam um equilíbrio muito grande entre as duas equipes. Das 14 vezes que os clubes se enfrentaram em Natal, foram registradas duas vitórias para cada e outros dez empates, os potiguares marcaram dez gols e sofreram nove. O treinador Fernando Marchiori já tem uma ideia do tamanho do desafio que terá pela frente e aproveitou para poupar os titulares durante a semana, para entrar forte no jogo marcado para às 18h, no Frasqueirão.

Os baianos chegaram a capital potiguar animados com a vitória por 3 a 0, na estreia, diante da Ponte Preta e como almejam brigar na parte de cima da tabela, sabem que será importante levar pontos na bagagem desse reencontro com o ABC. No lado alvinegro, para evitar que a desconfiança da torcida em relação a equipe cresça, Marchiori sabe que necessita dar uma resposta imediata após iniciar a competição nacional perdendo para o Londrina, que montou um elenco novo e, todo desentrosado, conseguiu confirmar os três pontos antes os potiguares no estádio do Café, no Paraná.

A equipe rubro-negra vai atuar com uma baixa importante, uma vez que o volante Marco Antônio sofreu uma lesão no tendão do joelho esquerdo e deve ficar afastado por pelo menos quatro semanas. Com isso, Léo Gomes deve assumir a titularidade na posição. Diego Fumaça, recém-contratado, será opção quando também se recuperar de lesão.

Um fato considerado animador para a equipe visitante, é que o Vitória conseguiu com o bom resultado diante da equipe paulista, o seu melhor início de Série B dos últimos 16 anos. O resultado fez o Leão terminar a primeira rodada da Série B com a segunda posição na tabela de classificação do nacional. Um início melhor que o atual só aconteceu no ano de 2007, quando a equipe goleou o Avaí, por 5 a 1, na estreia. Nesses 16 anos, o rubro negro baiano disputou a segunda divisão do futebol nacional em sete oportunidades e a última vez que o time saiu de campo vencedor numa estreia foi em 2020, quando bateu o Sampaio Corrêa por 1x0.

O treinador Léo Condé, apesar de aprovar o bom desempenho da estreia, salienta que o trabalho está apenas no início e que o momento é de manter os pés no chão e buscar os ajustes que ainda terão de ser realizados, uma vez que chegaram mais de um time de reforços para a disputa do Brasileirão.

“Sem dúvida. Mas tem margem para a equipe crescer e evoluir. Apenas o início de trabalho depois da reformulação que foi feita. A entrega tem que ser como foi hoje sempre. Vão ter ajustes para serem feitos. Muito mérito do adversário que tem um bom conjunto, muito bem treinado pelo Hélio dos Anjos. Por mais que a gente tivesse esse período de treinamento, foram doze contratações. Não vai estalar o dedo e sair tudo certinho.Espero que a gente possa, no decorrer da competição, ser bem equilibrado”, afirmou o comandante da equipe baiana.

Ao contrário do adversário deste domingo, no Frasqueirão, o ABC tem uma equipe montada e vem realizando contratações pontuais para reforçar o elenco, visando bater a ousada meta traçada para a competição. A comissão técnica já deixou claro que a disputa do Brasileirão passou a ser a meta principal da equipe, que ainda terá um jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, e mais dois jogos da decisão do Estadual diante do América, que ainda não possuem data para ocorrer.

Por isso, em jogo atrasado para fechar a segunda fase do Campeonato Potiguar, o ABC mandou a campo para enfrentar o América, um time completamente diferente daquele que o torcedor está habituado a ver, pelo fato de o resultado da partida não interferir em nada no andamento da competição local.

“Nós chegamos na final do Estadual, vamos entrar na briga pelo título, mas neste momento não é hora de pensarmos na competição local. Ou nós recuperamos os atletas que mostram sinais fortes de desgaste devido a maratona de jogos que estamos disputando. Nosso elenco não é grande o suficiente para suportar tudo isso e temos de priorizar as competições agora. Se não dermos descanso neste momento, teremos uma série de problemas um pouco mais na frente”, explicou o comandante abecedista.

Embora o sonho de jogar a Série A alimente a devoção dos torcedores, Fernando Marchiori faz questão de ressaltar que o objetivo inicial do clube é bater a marca dos 45 pontos para garantir a permanência na Série B, apenas depois de alcançar a primeira meta é que o grupo irá passar a focar o G-4.

Com um grupo mais descansado, o treinador espera um rendimento melhor diante do Vitória, principalmente atuando dentro de casa e com o apoio da torcida. No Frasqueirão, a equipe comandada por Fernando Marchiori perdeu apenas o jogo para o Grêmio, após mais de um ano e a meta é trabalhar firme para continuar com essa campanha forte como mandante.

TN

Nenhum comentário: