22/04/2023

SAÚDE: APÓS UM BANHO QUENTE, TOMAR VENTO GELADO PODE 'ENTORTAR' O ROSTO? - SAIBA

Tomar vento gelado após um banho quente pode 'entortar' o rosto?

Depois de uma sexta-feira com frio intenso, especialmente em São Paulo e Mato Grosso do Sul, o fim de semana não será diferente. Neste sábado (22), por exemplo, as mínimas podem ficar abaixo de 10°C em várias cidades do Sul e Sudeste.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), essa massa de ar polar começa a perder força no domingo (23). Porém, antes de isso acontecer, um velho mito já volta a circular: tomar vento gelado após um banho quente pode causar PFP (paralisia facial periférica)?

A resposta para essa pergunta, com base nas evidências científicas disponíveis, é simples: não.

"Esse mito transcende o tempo, mas na verdade não há nenhuma relação de paralisia facial periférica com calor ou frio, nem com golpe de ar", diz Arthur Menino Castilho, presidente da SBO (Sociedade Brasileira de Otologia) e membro da Aborl-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial).

Essa paralisia é um distúrbio que acomete o nervo facial, mais precisamente o sétimo nervo craniano. Ele passa por um processo inflamatório até que "pare de funcionar" ou funcione mal — visualmente, fica "torto", segundo o especialista.

A paralisia de Bell, como também é conhecida, pode ocorrer por várias causas; por exemplo, infecções virais, doenças autoimunes e proliferativas, problemas oncológicos e traumas.

No caso das infecções virais, o vírus mais frequente é o da herpes, o mesmo que causa a herpes labial e genital, mas também o herpes zoster — responsável pela catapora e por quadros mais graves de PFP.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: