03/04/2023

JORNALISTA DO JORNAL O GLOBO DIZ QUE LULA NÃO ESTÁ SATISFEITO COM JEAN PRATES NA PETROBRAS

Lula está insatisfeito com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, diz jornal

A relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, não está em seus melhores momentos.

Segundo Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo, pessoas próximas do governo apontam que Lula está insatisfeito com o quadro geral da estatal nos seus três primeiros meses de mandato. O presidente tem cobrado para que Prates dê uma “guinada” na empresa.

Além disso, Lula cobra Prates sobre uma alteração da política de preços da estatal para os combustíveis e um programa de conteúdo nacional para equipamentos. Ele também critica duramente a distribuição recorde de dividendos a acionistas.

Também teria pego mal com o governo um reajuste salarial aprovado pelo conselho de administração da Petrobras de 43,88% para conselheiros e diretores.

Já aliados de Prates sinalizam que o problema está em alas do PT que não concordam a diretoria indicada pelo CEO para a companhia.

Outro problema que agravou a situação foi orientação de rejeitar duas indicações para compor o conselho por parte dos comitês da Petrobras. Uma das indicações foi do próprio Lula e outra do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira. Com isso, Prates está na corda bamba em agradar o governo e não passar por cima dos controles internos da empresa.

Um episódio que chamou a atenção e que pode comprovar o desgaste na relação é o fato de Lula não ter convidado diretamente Prates para compor a sua delegação para a viagem para a China, que contava com cerca de 200 empresários e 40 autoridades.

Money Times

Nenhum comentário: