09/04/2023

DIZEM QUE PUTIN É RUIM, NÃO CONHECEM O CABEÇÃO COREANO

Irritado com exercícios militares da Coreia do Sul e EUA, Kim Jong-un dispara míssil nuclear submarino

A Coreia do Norte testou dois mísseis estratégicos de cruzeiro a partir de um submarino neste domingo (9), informou a agência de notícias estatal KCNA. Nesta segunda-feira (10), está previsto o início de novos exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul. "Estratégico" é normalmente usado para descrever armas com capacidade nuclear.

A KCNA disse que o lançamento confirmou a confiabilidade do sistema e testou as operações ofensivas subaquáticas das unidades submarinas que fazem parte da dissuasão nuclear da Coreia do Norte.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) disse que os militares estavam em alerta máximo e que a agência de inteligência do país estava trabalhando com sua contraparte dos EUA para analisar os detalhes do lançamento.

Nesta segunda-feira, tropas sul-coreanas e norte-americanas estão programadas para iniciar 11 dias de exercícios conjuntos, apelidados de "Escudo da Liberdade 23", que serão realizados em uma escala não vista desde 2017.

Os exercícios fortalecerão a postura defensiva combinada dos aliados, disseram as duas forças armadas, e contarão com exercícios de campo.

A Coreia do Norte há muito se irrita com os exercícios que considera um ensaio para a invasão. Ela conduziu um número recorde de testes e exercícios de mísseis no ano passado, no que diz ser um esforço para aumentar sua dissuasão nuclear e tornar mais armas totalmente operacionais.

"É muito lamentável que a Coreia do Norte esteja usando nossos exercícios defensivos regulares como pretexto para provocação", disse Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul que lida com as relações com o Norte. "Espero que a Coreia do Norte perceba que não há nada que eles possam ganhar com a escalada das tensões na península coreana."

Fonte: R7

Nenhum comentário: