05/04/2023

ABRIL MARROM: IMPORTÂNCIA DO COMBATE E PREVENÇÃO A CEGUEIRA

Abril Marrom: campanha destaca a importância do combate e prevenção a cegueira

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. E para conscientizar a população sobre esse assunto, foi criada a campanha "Abril Marrom", que busca prevenir e combater as diversas causas da cegueira.

Pessoas de todas as idades podem ser afetadas pelas doenças oculares, com muitas delas tendo a capacidade de causar danos irreversíveis à visão. Entre as principais doenças estão o glaucoma, a catarata, a degeneração macular relacionada à idade e o ceratocone. Além disso, a diabetes também pode causar complicações nos olhos, como a retinopatia diabética.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que 36 milhões de brasileiros tenham algum tipo de problema ocular. No entanto, muitas pessoas não têm conhecimento sobre os sintomas e as formas de prevenção dessas doenças.

"Algumas doenças oculares, como o glaucoma, são silenciosas. Então, se o paciente não vai ao oftalmologista com frequência, pode descobrir tardiamente algum tipo de doença e chegar à cegueira. Mas, se alertamos à população sobre a importância de realizar exames oftalmológicos regularmente e sobre como isso pode prevenir doenças e, principalmente, a cegueira, nós podemos reduzir bastante o número das causas de deficiência visual preveníveis ou tratáveis, que, hoje, é de 80%", afirma o oftalmologista Jaime Martins, do Hospital de Olhos de Parnamirim.

O Abril Marrom visa incentivar a adoção de hábitos saudáveis para os olhos, como o uso de óculos de proteção em atividades de risco, a alimentação equilibrada e o descanso adequado dos olhos. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas oculares e preservar a saúde dos olhos. Por isso, é fundamental que a população esteja atenta aos sintomas e realize exames preventivos regularmente.

A escolha do mês foi feita devido ao fato de que se comemora o Dia Nacional do Braille em 8 de abril. Diversas ações serão realizadas em todo o país durante o mês de abril, buscando conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular

Nenhum comentário: