14/03/2023

EX-MINISTRO DE FHC, DILMA E TEMER MORRE AOS 77 ANOS

Morre, aos 77 anos, ex-ministro de FHC, Dilma e Temer

O ex-ministro da Casa Civil, da Aviação e dos Transportes Eliseu Padilha (MDB-RS) morreu nesta segunda-feira (13) aos 77 anos. Ele fazia tratamento de câncer de estômago, descoberto havia um mês. O político serviu a três presidentes: Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Eliseu Padilha estava internado no Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul. O advogado e político deixa a esposa Simone Camargo, seis filhos, cinco netos e o irmão João Padilha.

O velório ocorrerá na quarta-feira (15), das 10h às 17h, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e será aberto ao público, segundo a assessoria de imprensa de Padilha.

Desde 2017, Eliseu Padilha apresentava alguns problemas de saúde. Na ocasião, ele tirou uma licença de saúde para tratar um problema de obstrução urinária, que depois o levou a passar por uma cirurgia de próstata.

Em 2019, Padilha sofreu uma hemorragia cerebral superficial —um tipo mais brando de AVC (Acidente Vascular Cerebral —em Porto Alegre.

Eliseu Padilha chefiou a Casa Civil durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Em 2017, ele foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) como um dos membros do chamado "quadrilhão do MDB", uma suposta organização criminosa liderada por Temer, com atuação em diversos órgãos públicos.

Padilha, Temer e outros denunciados pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot foram absolvidos. Na quinta-feira (8), o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1º Região) negou recurso do MPF para rever a absolvição dos emedebistas.

Com informações de UOL

Nenhum comentário: