01/03/2023

'EMPRESAS DE APLICATIVOS EXPLORAM OS TRABALHADORES' - DIZ LULA DA SILVA

Lula: “Empresas de aplicativos exploram os trabalhadores”

Durante discurso para a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas, que ocorreu nesta quarta-feira (1º), no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) criticou duramente as empresas de aplicativos e declarou que eles “exploram os trabalhadores como jamais foram explorados”.
– As fábricas já não têm a quantidade de trabalhadores que tinham, o trabalho informal ocupa espaço do formal e as empresas de aplicativos exploram os trabalhadores como jamais foram explorados. Cabe aos dirigentes sindicais representar os trabalhadores para a seguridade social que os trabalhadores estão perdendo em todo o mundo – disparou Lula.

O presidente disse que o movimento de organização dos trabalhadores em geral enfrenta uma situação delicada e que se faz necessário o diálogo entre o governo e o movimento sindical para selar um “pacto” entre trabalhadores e empresas.

Lula também criticou alguns modelos de trabalho, como os contratos intermitentes e tempórários, e outras formas de emprego em que os trabalhadores desconhecem seus empregadores e, por esta razão, não têm a quem recorrer quando há um problema.

Estiveram no evento o vice-presidente tesoureiro da AFL-CIO, Fred Redmond; o presidente adjunto da Confederação Sindical Internacional e secretário de Relações Internacionais da CUT Brasil, Antonio de Lisboa Amancio Vale; a secretária-geral adjunta da Confederação Sindical Internacional, Jordania Miguelina Ureña Lora; a presidente adjunta da Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas, Francisca Jiménez Paniagua; José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai; Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego; e o secretário-geral da Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas, Rafael Freire Neto.

pleno.news

Nenhum comentário: