01/03/2023

DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCO: LULA TEM, BOLSONARO NÃO TEM - VEJA RELAÇÃO DOS EX-PRESIDENTES

Lula tem “dinheiro esquecido” em banco; Bolsonaro não tem

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem valores esquecidos em bancos ou instituições financeiras. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem valores a receber.

A consulta, feita pela CNN no Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, é pública, mas não detalha o saldo de cada conta.

Outros ex-presidentes que possuem valores a receber são José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. Apenas Dilma Rousseff e Bolsonaro não têm nada a receber.

Itamar Franco e Tancredo Neves, já falecidos, não possuem valores a receber.

Desde a manhã desta terça-feira (28), a plataforma do Banco Central está aberta para consultas que podem ser realizadas por qualquer cidadão brasileiro através deste link.

A partir de 7 de março será liberada a consulta detalhada, com os valores e as instruções para liberação.

A consulta dos valores a receber de autoridades é simples, pois os dados de presidentes e outros políticos são públicos e estão disponíveis para consulta em determinados documentos de interesse público que são abertos.

No caso de presidentes e ex-presidentes, a CNN consultou as bases públicas das candidaturas eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de eventuais processos judiciais dos quais essas autoridades eram partes.

Além disso, o Sistema de Valores a Receber permite a consulta de pessoas que já faleceram.

Neste caso, quem pode sacar os valores dos falecidos são seus herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.

Apesar da consulta ser aberta a qualquer um que possua os dados destas autoridades, o saque só pode ser feito mediante cadastro no portal Gov.br, com níveis de segurança ouro ou prata, por se tratarem de dados bancários privados e sigilosos.

Com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário: