12/03/2023

'CELIBATO DE SACERDOTES PODE SER REVISTO' - DIZ PAPA FRANCISCO

Papa Francisco afirma que celibato de sacerdotes pode ser revisto: “Receita temporal”

O papa Francisco disse que o celibato na Igreja Católica Apostólica Romana pode ser “revisado”, pois é uma “receita temporal” na Igreja ocidental. A declaração aconteceu durante uma entrevista ao jornal argentino digital Infobae. Na ocasião, Francisco comemorava o décimo aniversário de seu papado.

“Não há contradição para um padre poder se casar”, disse o pontífice na sexta-feira 10. “O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporal. Não sei se é resolvido de uma forma ou de outra, mas é temporário nesse sentido.”

Ao ser interpelado se o celibato poderia ser revisto, Francisco respondeu que sim, acrescentando que todos os membros da igreja que desejam se casar têm permissão. “Há uma escolha aí”, continuou o papa.

Nas igrejas ortodoxas e orientais, os padres podem se casar. Já nas igrejas protestantes, em que a figura sacerdotal é chamada de pastor, também é permitido o casamento.

A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve se dedicar totalmente à sua vocação, fazendo essencialmente da Igreja sua esposa, para ajudar no cumprimento de sua missão.

Revista Oeste.

Nenhum comentário: