12/02/2023

CONCURSO PARA ESCRIVÃO DA PM TEM QUESTÃO ANULADA POR CHAMAR POLICIAIS DE MILICIANOS

Goiás: Banca anula questão que chamava PMs de milicianos

Uma questão do concurso público para escrivão da Polícia Civil de Goiás precisou ser anulada após causar polêmica por chamar os policiais militares de milicianos.

O Instituto AOCP, responsável pelo certame, decidiu pela anulação com a justificação de que o enunciado apresentou “contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança”.

Segundo eles, a palavra miliciano ganhou um novo sentido atualmente, fugindo do seu significado real. De fato, nos dicionários, milicianos se referem a conjunto de forças militares, tropa ou organização militar.

Todavia, nos dias atuais o termo passou a ser uma referência a policiais que cometem crimes. Por essa razão, o enunciado da questão 58 do concurso da Polícia Civil causou tanta polêmica.

A própria Polícia Militar de Goiás (PMGO) não gostou do uso da palavra na prova e coronel André Henrique criticou o enunciado.

– Nos ofendem gratuitamente, e devem, ao mínimo, uma severa retratação. Isso, entretanto, não eximirá a busca do caminho judicial, para que não mais subjuguem não só a PMGO, mas todos aqueles, policiais militares homens e mulheres, que pelo país afora, prestam serviços com seu próprio suor e sangue em benefício da preservação da ordem pública – declarou o coronel.

PEDIDO DE DESCULPAS

O Instituto AOCP de fato emitiu um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

– Apesar das definições da língua, o Instituto AOCP pede desculpas à Polícia Militar do Estado de Goiás e demais organizações policiais, militares e de segurança pública. Atuamos em diversos concursos da área de segurança pública em todo o território nacional, incluindo a Polícia Militar de outros estados, e temos respeito e admiração pelo trabalho exercido por esses profissionais.

Nenhum comentário: