28/02/2023

COMEÇA NESTA QUARTA (01) A FEIRA DO EMPREENDEDOR NO ESTACIONAMETO DO PARTAGE NORTE SHOPPING

Feira do Empreendedor começa amanhã com expectativa de receber 6 mil visitantes

Com expectativa de receber um público de seis mil visitantes, a Feira do Empreendedor Sebrae 2023 começa nesta quarta-feira (1º) e segue até o sábado (4) no estacionamento externo do Partage Norte Shopping, sempre no horário das 16h às 22h. A ideia é oferecer um espaço de oportunidades para empreendedores que desejam começar um negócio do zero, estruturar uma empresa ou profissionalizar o trabalho informal. O evento gratuito acontece pela primeira vez na zona Norte de Natal que, no ano passado, teve 5.520 empresas atendidas pelo Sebrae, o que representa 29% dos negócios da região. As inscrições podem ser feitas no site feiradoempreendedor.rn.sebrae.com.br.

Ao longo dos quatro dias de feira estão previstas capacitações individuais, atendimentos personalizados e 180 palestras ministradas por especialistas de diversas áreas. “São palestras das quais 10 serão nomes grandes: Arthur Igreja, Bráulio Bessa, Aretha Duarte, Dani Amaral. É uma programação completa. Para quem é informal, quem está querendo se formalizar, não existe vantagem em ser informal no Brasil, temos uma pegada também com jogos, estimulando pessoas que tenham alguma aptidão para o empreendedorismo a fazê-lo”, diz Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN, no lançamento da feira para a imprensa.

O tema escolhido para esta edição da feira foi “A ponte entre você e o sucesso”, em alusão à Ponte Newton Navarro, que liga a zona Norte às demais regiões da capital potiguar, segundo a coordenadora-geral do evento Daniela Tinoco. Ela explica que os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento e vivenciar experiências com temas sobre marketing digital, inovação, planejamento, finanças, negócios, microempreendedor individual (MEI), além de ter acesso à consultorias.

“As pessoas, às vezes, confundem com uma feira comum, de varejo, mas não é de venda ao cliente. A feira é para o empreendedor se capacitar, para ele abrir um negócio primeiro ou melhorar o negócio que já tem. É uma grande feira do conhecimento sobre o que o Sebrae pode fazer por esse empreendedor, dentro das diversas áreas que o Sebrae tem. Nós temos projetos nas áreas de finanças, startups, sustentabilidade, marketing digital”, detalha Tinoco.

De acordo com os analistas do Sebrae, a Feira do Empreendedor 2023 foi pensada para atender as demandas dos empreendedores da região com dez espaços temáticos. Para se ter uma ideia, a Loja do Empreendedor, que funciona dentro do Partage Norte Shopping, superou neste ano em 48% os atendimentos de 2021 para a região Norte de Natal. Ao todo foram 7.995 empresas atendidas em 2022: 5.520 na zona Norte; 1.615 em São Gonçalo do Amarante; e 860 em Extremoz.

Os espaços temáticos foram divididos em salões que contemplam desde interessados em startups até o dono de mercadinho, afirma Zeca Melo. “É uma feira de oportunidades e de conhecimento. É uma feira que vai potencializar. Vamos supor que você esteja querendo mudar de ramo, montar um negócio, ampliar, diversificar proposta de venda, entrar nas mídias sociais, fazer comércio online, entregas, se adequar aos programas de sustentabilidade, até mesmo a parte convencional de como estruturar um preço de venda. Isso tudo terá na Feira”.

A coordenadora da feira e analista técnica do Sebrae, Daniela Tinoco, acrescenta que o evento vai servir para apoiar e ajudar potenciais empreendedores em todas as esferas da gestão do negócio, incluindo abertura, regulamentação, controle financeiro e transformação digital, que é um dos principais pilares de um negócio competitivo, sustentável e inovador. “Vendas online, Instagram, WhatsApp Business, Google Meu Negócio, toda essa parte do digital será contemplada. Esperamos que todos venham”, conta.

Além do site, as inscrições podem ser feitas no próprio Partage, mas o recomendável é que o cadastro seja feito de forma online para evitar a formação de filas na retirada dos crachás. As inscrições podem ser feitas enquanto o evento estiver acontecendo e as palestras são sujeitas à lotação dos espaços.

Mais sobre o evento
Espaços disponíveis e programação de palestras

 • Atendimento Sebrae: Área destinada a tirar dúvidas sobre como iniciar ou formalizar um negócio;  elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, contabilidade, marketing, emissão de nota fiscal, entre outras orientações.

• Biblioteca Sebrae: Área com acervo diversificado sobre o empreendedorismo e temas relacionados para baixar diversos e-books e outros conteúdos.

• Soluções Sebrae: Vitrine de soluções que apresentará tudo o que a instituição pode oferecer às empresas, como consultorias gerenciais e tecnológicas, soluções, Sebraetec, cursos, entre outros.

• Sustentabilidade: Apresentação de soluções para os pequenos negócios com palestras sobre como incorporar a sustentabilidade no negócio e ter resultados financeiros sendo sustentável.

• Negócios e finanças: Espaço com representantes de instituições financeiras com linhas de créditos disponíveis no mercado para os pequenos negócios. Os visitantes também receberão orientações sobre organização financeira e utilização de maquininhas de cartão.

• Moda: Orientações sobre visual, merchandising, colorimetria, vitrinismo e varejo da moda. Uma experiência completa de uma loja de varejo e um espaço exclusivo para aprender a produzir fotos.

• Transformação Digital: Informações e ferramentas mais relevantes para auxiliar o empreendedor a entender e implementar novas tendências da era digital, como marketing digital, Instagram, WhatsApp Business e Google Meu Negócio.

• Venda Mais: Neste salão serão apresentados recursos, ferramentas e estratégias que vão ajudar o empreendedor a alavancar as vendas. Espaço vai contar com palestras, dicas de fotografia e vídeos curtos.

• Startups: Espaço destinado ao conhecimento sobre o ecossistema das startups e empreendedorismo inovados, games e ferramentas utilizadas para criar uma startup.

• Energias Renováveis: O salão vai reunir analistas técnicos do Sebrae, consultores, integradores e membros da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) para orientar sobre a gestão de energia para as empresas.

Palestras

De 1º e 4 de março, 180 palestrantes passarão pelo Palco Master da Feira do Empreendedor Sebrae 2023. O espaço promete 100 horas de conteúdo de inovação, superação, empreendedorismo e criatividade. Entre os palestrantes estão 10 nomes nacionais. Confira:

• Quarta
19h – Aretha Duarte (Da sucata ao Everest);
20h – Dani Amaral (5 passos para o sucesso);

• Quinta
19h – Rapha Falcão (O novo Instagram);
20h – Os Mentalistas (Comportamentos empreendedores);

• Sexta
19h – Ana Fontes (O empreendedorismo em suas faces);
20h – Arthur Igreja (Transformação digital e inovação disruptiva);

• Sábado
17h – Jéssica Barros (Tendências para o varejo 2023);
19h – Ana Flávia Ribeiro (O futuro do conhecimento e o conhecimento do futuro);
20h – Bráulio Bessa (A cabeça é chata, a palestra não).

Programação completa em feiradoempreendedor.rn.sebrae.com.br

Nenhum comentário: