27/01/2023

TEM QUE SER CORRUPTO PARA FAZER PARTE DO GOVERNO LULA?

Futuro secretário de Políticas Agrícolas do governo Lula já foi preso pela Polícia Federal

Ministro da Agricultura durante o governo Dilma, o deputado Neri Geller (PP-MT) voltará à pasta no governo de Luiz Inácio Lula da Silva como secretário de Políticas Agrícolas. A posse no novo cargo deve ocorrer em fevereiro.

No passado, ele chegou a ser preso pela Polícia Federal. Além disso, a Justiça Eleitoral negou sua candidatura ao Senado em 2022.

Geller também fez parte da equipe de transição para o governo Lula. Assim como o atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ele apoiou o petista na corrida para o terceiro mandato na Presidência da República.

Em 2018, a Polícia Federal prendeu Geller na órbita da Operação Capitu — um desdobramento da Lava Jato. Dois dias depois, ele foi solto por determinação do Superior Tribunal de Justiça.

A Operação Capitu investigava um esquema de propinas no Ministério da Agricultura em que políticos do MDB recebiam dinheiro em troca de benefícios ao grupo JBS. O caso tem origem na delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do partido.

O político assumiu uma vaga como deputado federal pelo Mato Grosso em 2019. A campanha para Câmara foi alvo de denúncias que levaram o Tribunal Superior Eleitoral a cassar o mandato do parlamentar em 2022 por abuso de poder econômico. Ainda assim, o parlamentar não pôde concorrer a uma vaga ao Senado nas Eleições passadas. Na disputa, Geller recebeu o apoio de Lula.

Terra Brasil Notícias

Nenhum comentário: